Dificuldade de Aprendizagem versus Transtornos da Aprendizagem
Os termos “Dificuldades de Aprendizagem” e “Transtornos da Aprendizagem” costumam ser geralmente empregados como sinônimos, porém eles indicam condições para a aquisição do conhecimento completamente diferentes.
Antes de saber o que os diferencia, é importante lembrar que o desempenho acadêmico abaixo do que se é esperado para a faixa etária costuma ocorrer com frequência.
Quando uma criança não alcança os conhecimentos esperados para sua idade, é importante considerar as possíveis consequência ao longo de toda sua vida, já que a aquisição do conhecimento estimula:
- Senso de criatividade e interpretação;
- Senso crítico das informações;
- Capacidade de análise e síntese;
- Resolução de problemas e elaboração de estratégias.
Por dificuldades de aprendizagem, entende-se como qualquer fator impeditivo em seu pleno desenvolvimento acadêmico, incluindo a falta de instrução adequada do professor, problemas na proposta pedagógica, dificuldades comportamentais ou até mesmo problemas emocionais como ansiedade matemática.
Já um transtorno de aprendizagem possui origem biológica. Inclui, assim, uma interação de fatores genéticos, epigenéticos e ambientais que influenciam a capacidade do cérebro para perceber ou processar informações verbais ou não verbais com eficiência e exatidão.
Dentre os principais transtornos da aprendizagem, destaca-se a Dislexia (alteração na linguagem) e a Discalculia (déficits em processos matemáticos básicos).
Para detectar se um desempenho acadêmico abaixo do esperado tem como explicação uma possível alteração cerebral, é altamente recomendado que um neuropsicólogo conduza uma avaliação pormenorizada, identificando assim as fortalezas e dificuldades do paciente.
A partir dessa investigação é possível planejar adequadamente um programa de intervenção baseado nas necessidades individuais da criança.
Com a correta estimulação, um transtorno de aprendizagem não impedirá uma pessoa de alcançar sucesso em sua vida profissional, pessoal ou social. O importante é continuar a cada dia, estabelecendo desafios realizáveis, afinal nunca é tarde para ser feliz.
1 Comment
Daniela Becker
Boa noite Dr Luan Carvalho,meu filho recebeu o diagnóstico de Asperger tenho dificuldade de ter um diálogo. Com ele sobre o dia dele,e seus sentimentos .