Dicas para ajudar um ente querido com depressão
Aprenda quais os sintomas da depressão. O entendimento sobre os sintomas da depressão podem ajudar a compreender o que está acontecendo e como reagir, quais alguns dos sentimentos que podem estar presentes no indivíduo com depressão e te ajudar a entender comportamentos ou situações que podem trazer frustração ou serem confusas.
Mostre que se importa e mantenha contato. Por vezes, pode ser difícil para o indivíduo com depressão ter o interesse ou mesmo a energia para manter o contato social. Então, mostre que se importa, mande mensagem, esteja próximo, na medida do possível e deixe que saiba que está ali para ouvi-lo. Esse contato pode ser importante para os sentimentos de seu ente querido e eventualmente facilitar o contato para que ele se sinta confortável em conversar e falar de suas questões.
Encoraje o tratamento. Não se pode forçar o tratamento, mas é possível oferecer cuidado e orientar sobre a necessidade do tratamento. Por vezes, a pessoa pode nem mesmo se reconhecer como deprimida naquele momento. Dê suporte à busca e à continuidade do tratamento, para melhora da qualidade de vida.
Seja paciente e não julgue. Esteja próximo para oferecer cuidado, aberto a escutar o que o indivíduo lhe diz. A evolução dos sintomas pode ser variável e levar algum tempo, até que se encontre o tratamento ideal. É preciso entender a evolução individual e não julgar o indivíduo.