Depressão: o que acontece se eu não tratar?
Apesar de os quadros depressivos serem frequentes, ainda há muita desinformação a seu respeito, além de preconceitos que permeiam este distúrbio.
Isso dificulta na identificação de parte dos quadros, visto que o indivíduo não procura por ajuda por não saber ao certo o que sente, além de muitos pacientes abandonarem o tratamento antes do período adequado.
O que acontece se eu não tratar a depressão?
Sabe-se que os episódios depressivos, principalmente entre os mais jovens, costumam evoluir para uma remissão espontânea após 3 a 6 meses, aproximadamente. Desse modo, se os quadros depressivos podem remitir espontaneamente, por que eles precisam de tratamento?
O tratamento auxiliará a reduzir a duração do quadro depressivo e diminuirá o risco de recorrência. Sabe-se que a depressão pode apresentar um curso recorrente, e quanto maior a quantidade de episódios manifestados ao longo da vida, maior o risco de desenvolver novos episódios ou até mesmo cronificar o problema.
Portanto, enquanto um quadro depressivo entre os mais jovens pode remitir espontaneamente, há um elevado risco de que ele volte a aparecer em outros momentos da vida, correndo o risco de se manter como um quadro crônico. Dessa forma, o tratamento é fundamental para reduzir esses riscos. Por isso, não deixe de procurar a orientação de profissionais e ajuda médica.
Acesse o nosso site: https://mancinipsiquiatria.com.br/