Depressão é genética?
Nascemos com um conjunto de genes herdados de nossos pais, metade do nosso pai e metade da nossa mãe. Esses genes são capazes de determinar as características do ser humano. Genes podem nos predispor a algumas doenças, inclusive à depressão.
Diversos genes já foram relacionados à depressão e conforme os avanços científicos evoluem, mais genes relacionados a depressão são descobertos.
Nem todos os genes que temos estão ativos, na verdade, boa parte deles estão “dormindo” e por isso não se expressam. Fatores do ambiente e de vida do indivíduo vão determinar se aqueles genes vão se ativar ou inativar. Fatores como excesso de estresse, traumas, falta de sono, má alimentação e sedentarismo são capazes de ativar esses genes.
Podemos dizer que a depressão é multifatorial, ou seja, tem diversos fatores envolvidos, que incluem fatores ambientais, estilo de vida, história de vida. A genética exclusivamente não é a única responsável pela depressão, mas representa um risco maior de desenvolver a doença.
A depressão pode afetar qualquer indivíduo, inclusive pessoas sem histórico familiar ou genética, embora tenham um risco menor, podem desenvolver depressão.
Então, para quem tem genética predisponente ou não, para diminuir as chances de desenvolver depressão é importante ter bons hábitos de vida, dormir bem, boa alimentação, praticar atividade física, ter boas relações, fazer atividades de lazer.
1 Comment
A a clara Vasconcelos😻
Sobre esquizofrenia e consultas qual o valor da consulta bom dia