Culpa: entenda melhor este sentimento
Como seres sociais, estamos diariamente nos relacionando com as pessoas em nosso ambiente familiar, contexto profissional e na convivência com a comunidade e sociedade como um todo. Esses relacionamentos em muitos momentos revelam diferentes sentimentos, dentre eles uma sensação desagradável chamada culpa.
De acordo com Lihenan (2017), o sentimento de culpa é uma sensação desagradável que geralmente ocorre após a realização de um comportamento que é considerado inadequado pelo próprio indivíduo ou pelos outros, ou então depois de se causar alguma forma de dano.
O sentimento, portanto, advém de classificações de comportamentos como “certos” ou “errados” do grupo do ambiente em que se foi exposto, geralmente porque esse comportamento causa sensações ou consequências desagradáveis para a comunidade.
A partir destas classificações o grupo condena e pune o indivíduo de acordo com as regras pré-estabelecidas. Como o sofrimento do outro é aversivo para as pessoas, elas se tornam motivadas a tentar reparar o dano, ou diminuir a punição que receberam.
Com o tempo, elas mesmas podem passar a entender o comportamento como errado e se sentirem culpadas, mesmo que a comunidade não reaja negativamente ou esteja presente (Guilhardi, 2002).
Situação exemplo
Por exemplo: imagine que um adolescente saia com os amigos e só volte para casa às 10 horas da noite. A partir da visão de mundo dos pais, este é um horário “tarde”, e portanto um comportamento inadequado para um adolescente, possivelmente pela história de aprendizagem dos pais do que se espera de um adolescente ou de sentimentos negativos como a preocupação.
Vamos considerar que, como consequência ao comportamento do adolescente, os pais digam a ele o quanto consideram errado e injusto o que ele fez e,assim, o tratem com indiferença ou apliquem alguma punição. Isso provavelmente gerará desconforto no adolescente, que tentará evitar essas situações chegando cedo em casa.
Seguindo essa lógica, aumenta-se a probabilidade de, no futuro, os pais usarem essas estratégias para controlar o comportamento do adolescente. Se ele voltar a chegar tarde em casa pode ser que sinta e descreva um sentimento de culpa, pois aprendeu que este comportamento é errado.
Culpa e vida em sociedade
Em termos sociais e de sobrevivência este sentimento cumpre um papel de manutenção de bom convívio do grupo, pois aumenta a sensibilidade da pessoa ao sofrimento do outro e diminui as situações de comportamentos que causam dano à comunidade.
A grande questão, entretanto, é que as definições de “certo” ou “errado” são arbitrárias, ou seja, não são baseadas necessariamente na lógica e podem não ter relação com as consequências do comportamento.
É possível que classificar o comportamento como errado tenha a ver apenas com as vontades e desejos individuais da pessoa ou grupo que faz essa definição.
Isso significa que muitas vezes o sentimento de culpa pode diminuir comportamentos e acesso a coisas que a pessoa considera importantes ou agradáveis, mesmo que isso não cause mal a ninguém, ou que a comunidade onde ela aprendeu que determinado comportamento é errado não esteja mais presente na vida dela.
Muitas vezes pode haver maneiras funcionais de lidar com o sentimento de culpa, e, para isso, é de extrema importância olhar para o ambiente e o contexto onde esses comportamentos ocorrem. É necessário, portanto, abandonar o hábito de olhar para os eventos a partir dos julgamentos das atitudes.
Uma análise crítica como a oferecida pela psicoterapia, pode ser capaz de ajudar a pessoa a entender a origem e a maneira mais funcional possível de lidar com este sentimento, que pode ser fonte de sofrimento para muitas pessoas.
Bibliografia
Guilhardi, J. H. Análise comportamental do sentimento de culpa. In: TEIXEIRA, A. M. S. et al. (Org.). Ciência do comportamento: conhecer e avançar. Santo André: ESETec, 2002. v. 1. cap. 15, p. 173-200.
Linehan, M. M. Treinamento de Habilidades em DBT: Manual de Terapia Comportamental Dialética para o Paciente. 2. Ed. São Paulo: Artmed, 2018.