Condições Climáticas e Saúde Mental
O inverno está chegando e, inevitavelmente, as baixas temperaturas também. É muito comum nesta época que as pessoas optem por ficar mais em casa, debaixo das cobertas, se ocupando de atividades mais caseiras e aconchegantes.
É também verdade que, além das baixas temperaturas, a incidência de luz diminui e os dias são mais curtos. Mas será que isso tem reflexos em nossas emoções?
Muitas pessoas relatam sentir-se mais tristes e isoladas no frio e há estudos que reforçam este pensamento.
A exposição à luz do sol estimula a produção de substâncias responsáveis pelo bom humor, como a serotonina e a dopamina.
Em contrapartida, o frio e a baixa incidência de luz provocam uma reação de hibernação, isolamento social, hipersonia, mudança de humor, podendo causar até sintomas depressivos, ou “depressão sazonal”.
Segundo matéria publicada na Revista Super Interessante de 2013, “a dificuldade em adaptar-se às alterações atmosféricas transfere-se para substâncias de natureza complexa, que se movem entre os espaços interneuronais: é o caso da serotonina, da dopamina e da noradrenalina, neurotransmissores que configuram o mapa pessoal bioquímico e que se modificam com as mudanças do tempo.
A perturbação que as alterações meteorológicas produzem na atividade neurotransmissora do cérebro afeta o estado de humor e, em casos extremos, pode agravar certas doenças mentais. As mudanças de tempo pontuais e momentâneas afetam mais a ansiedade, enquanto outras alterações climáticas, como a variação na duração do dia, se traduzem em problemas afetivos (euforia, depressão ou distúrbios bipolares).”
Um estudo da National Wildlife Federation, no qual pesquisadores traçaram uma ligação direta entre mudanças climáticas e problemas de saúde mental, afirma que os americanos estariam mais expostos a problemas psicológicos maiores, como ansiedade ou abuso de drogas ou álcool, em decorrência de problemas climáticos.
Estima-se que entre 15 e 30 por cento da população seja sensível à meteorologia e sofra de diversas patologias quando o tempo ou a estação mudam. Em geral, não se trata de problemas graves, mas de sintomas incômodos ou de um agravamento de doenças já existentes.
E você, como reage às alterações climáticas provocadas pela mudança de estações?
1 Comment
Anete Mancini
Interessantes. Gostei muito.