Comprar demais é só consumismo?
Com o grande número de opções de produtos em lojas e mercados, o fácil acesso a compras em casa pela internet, e o bombardeio de propagandas pelas mídias sociais, tem aumentando o consumo de forma significativa, levando ao consumismo. Entretanto, o comprar excessivo pode ir além de um consumismo e, na verdade, se tratar do Transtorno de Compras Compulsivas (TCC), um Transtorno comum no mundo todo, com estimativas que variam entre 6 e 7% no mundo todo (Maraz, Griffiths & Demetrovics, 2016).
O que é Transtorno de Compras Compulsivas?
O Transtorno de Compras Compulsivas é caracterizado por preocupações frequentes ou o próprio comportamento impulsivo de comprar produtos, muitas vezes desnecessários e/ou que vão além do que o indivíduo pode pagar. Pessoas com este transtorno apresentam um aumento progressivo no volume de compras e tentativas frustradas de reduzir ou controlar os gastos. Essas preocupações e impulsos nas compras consomem tempo significativo da pessoa, gerando sofrimento intenso e levando à prejuízos nos âmbitos social, profissional, familiar e financeiro.
O que diferencia o Consumista de uma pessoa com TCC?
Ao contrário de um consumista, uma pessoa com TCC não compra por apenas gostar de comprar. Pessoas com TCC possuem uma necessidade incontrolável em gastar, independente de qual seja o produto e se há a necessidade dele, apenas como forma de aliviar as sensações negativas. Quem sofre deste transtorno tem um apego grande em suas aquisições, por conta deste alívio e por proporcionarem bem-estar momentâneo. Entretanto, estas sensações logo dão lugar para sentimentos como culpa e vergonha pelo que acabou de fazer. Essa situação, portanto, leva a um ciclo vicioso, visto que tais emoções negativas provocadas pelo ato de gastar podem levar novamente aos episódios de descontrole nas compras.
Os prejuízos causados pelo TCC
Além do sofrimento psicológico já citado, as compras compulsivas também afetam a vida financeira da pessoa com TCC. Por conta da dificuldade em frear o comportamento, muitos compradores acabam por gastar mais do que poderiam, gerando, muitas vezes, dívidas significativas. Com a necessidade de comprar cada vez mais, mesmo apesar das dívidas, os compradores buscam formas de obter dinheiro para manter seu comportamento, e, com isso, além de terem cartões de créditos estourados e usarem cheque especial, acabam se rendendo aos empréstimos também. Sejam em bancos ou por meio de algum familiar. O endividamento pode gerar outras consequências negativas, como problemas nas relações familiares de membros que foram afetados diretamente pelos problemas financeiros do comprador.
Tratamento para pessoas com Compras Compulsivas
Como pessoas com TCC apresentam como comorbidades comuns a depressão e a ansiedade, é importante com que compradores busquem por tratamento psiquiátrico. Além disso, devido ao comportamento impulsivo, o tratamento psicológico pode ser uma importante ferramenta para que estas pessoas aprendam trabalhar o autocontrole, sem desenvolver outro tipo de comportamento compulsivo como compensação.
Se precisa de ajuda ou está com dúvidas, não deixe de se consultar com profissionais que podem te ajudar.