Como ser assertivo? 4 dicas para ter mais assertividade
O comportamento assertivo é um tipo de comportamento que nos permite melhor comunicação e resolução de problemas. A partir dele temos mais chances de fazer pedidos, reclamações ou expressar nossas opiniões.
No texto anterior, apresentei três comportamentos sociais que podemos apresentar durante interação com amigos, familiares ou colegas de trabalho. Dentre eles, falei sobre o comportamento assertivo, que chamei de “melhor dos mundos”.
Como ser assertivo: 4 dicas que vão te ajudar
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Avalie a intensidade de sua emoção
Sempre em uma comunicação, estão presentes a forma e o conteúdo do que é dito.
Quando a pessoa está com a emoção muito intensa na hora de falar com alguém – com muita raiva, por exemplo – isso pode levar a má compreensão do ouvinte que ficará mais atento à forma (expressões de raiva, agressividade) do que ao conteúdo do que está trazendo. Portanto, faça uma observação sobre a intensidade do que sente antes, para que isto não atrapalhe o que deseja dizer.
Uma sugestão é: pense “Minha raiva/ansiedade vai me impedir de falar o que quero corretamente? ” e, caso perceba que a emoção está alterada, dizer algo como “Estou muito chateado agora, vamos conversar sobre isso depois”, pode funcionar melhor naquele momento.
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Avalie a consequência do seu comportamento
É importante considerar que todo comportamento gera uma consequência e que o objetivo principal do comportamento assertivo é a resolução de um problema. Sendo assim, além de avaliar a emoção, é importante avaliar o comportamento em si previamente.
Uma maneira de fazer isso é perguntar para si mesmo: agir assim aumenta ou diminui o problema para o outro? ” e “ agir assim aumenta ou diminui o problema para mim?”.
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Seja objetivo
Manter a objetividade durante a conversa permite com que você consiga dizer o conteúdo que gostaria, sem se perder com informações irrelevantes ou gerar falhas na comunicação.
Uma sugestão é ter ideia de qual é a função do que gostaria de falar (dizer algo sobre o que sentiu, sobre algo que a pessoa fez, pedir algum favor).
Ciente do que quer expressar, uma boa maneira de expor a objetividade é dizer: “eu tenho três pontos para trazer” ou “eu discordo de sua opinião pelos seguintes motivos”.
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Seja empático
Embora seja o último item apresentado aqui, ele é tão importante quanto os outros.
Ao ser empático, se colocando no lugar do outro e mostrando que entende o que ele pode estar sentindo ou pensando sobre, você abre as portas para que a pessoa te escute e assim, você consegue passar a mensagem que gostaria. Para isso, busque, durante a conversa, dizer “gostaria de saber o que você pensa/sente sobre” e “entendo o que quer dizer”.
Se precisa de ajuda ou está com dúvidas, não deixe de se consultar com profissionais que podem te ajudar.