Como melhorar o sono pode melhorar a sua ansiedade?
![Como melhorar o sono pode melhorar a sua ansiedade?](https://mancinipsiquiatria.com.br/wp-content/uploads/2025/02/site-1.png)
O sono tem uma relação direta com os sintomas de ansiedade. Quando você não dorme o suficiente, o cérebro entra em um estado de alerta e perigo contínuo, o que pode intensificar pensamentos ansiosos e deixar seu corpo mais sensível ao estresse, devido algumas interações neuro químicas que ocorrem no nosso cérebro, como, por exemplo, a liberação de adrenalina e cortisol, que entre algumas funções, preparam o nosso corpo para um estado de perigo iminente de luta ou fuga. Então, uma noite
mal dormida pode bagunçar o seu humor, sua mente e muito provavelmente à sua disposição ao longo do dia. Uma noite insatisfatória pode prejudicar o processamento e o armazenamento da memória, afetam a cognição geral, humor e até o nosso sistema imunológico.
O sono é fundamental para regular as emoções e para equilibrar o nosso sistema nervoso. Quando fazemos alterações nesse funcionamento, seja indo dormir mais tarde, despertares ao longo da madrugada ou tempo de sono insuficiente, áreas do cérebro como a amígdala (responsável por
respostas emocionais) podem ficar hiperativas, aumentando as chances de você se sentir ansioso ou até sobrecarregado, prejudicando a regulação do humor. Iniciando um ciclo vicioso: a ansiedade, por sua vez, atrapalha o sono. Daí surgem os pensamentos acelerados, preocupações e aquela sensação de que você não consegue “desligar” são queixas comuns de noites mal dormidas em pessoas ansiosas.
Existem maneiras de quebrar esse ciclo que estão sob o nosso alcance. Pequenas ações já podem melhorar a qualidade do sono e, por consequência, aliviar algumas da ansiedade, como, por exemplo, evitar situações e/ou interações estimulantes antes de dormir. E nesse momento o celular aparece como um grande vilão! Deixe seu celular longe da cama, procure não consumir notícias e/ou conteúdos que estimulam fortes emoções perto do horário de ir dormir. Prepare o seu ambiente, corpo e mente para se desligar e dormir. Algumas técnicas de relaxamento podem ser de grande ajuda! Seguem algumas dicas:
● Respiração profunda: Reserve alguns minutos para inspirar profundamente, contando até quatro, segurar o ar por mais quatro segundos e expirar lentamente pela boca. Essa técnica ajuda a reduzir os batimentos cardíacos, acalmar a mente e ajuda na conexão com o momento presente.
● Meditação guiada: Existem muitos conteúdos online ou aplicativos, que apresentam uma variedade de métodos para ajudar na conexão no presente e desacelerar os pensamentos, promovendo uma sensação de calma antes de dormir.
● Relaxamento muscular progressivo (Body Scan): Deite-se e, começando pelos pés, tensione e relaxe, percorrendo partes do seu corpo até chegar a cabeça. Isso ajuda a liberar a tensão. ● Banho morno ou chás relaxantes: Um banho quente ou uma xícara de chá podem avisar ao corpo que é hora de descansar.
Pequenas mudanças na rotina podem fazer diferença. A qualidade do sono é mais do que descanso, é também um investimento na sua saúde mental e uma ação de autocuidado!