Como funciona o tratamento para o Transtorno do Estresse Pós-Traumático
O Transtorno do Estresse Pós-Traumático, também chamado como TEPT, costuma ser caracterizado pela revivência do paciente em sofrimento por memórias ou acontecimentos traumáticos. Estímulos da vida cotidiana são diretamente associados ao evento traumático, colocando assim o sujeito em uma contínua experiência de flashbacks.
Dentre as abordagens mais indicadas em todo o mundo, a Terapia Cognitivo Comportamental visa instrumentalizar o paciente para que ele mesmo seja o próprio terapeuta. Dentre os objetivos do tratamento, estão:
1. Conscientizar o paciente do Transtorno e mecanismos de atuação envolvidos;
2. Aprender a diferenciar emoções desagradáveis dos acontecimentos traumáticos;
3. Treinar a capacidade de expor os afetos de maneira adequada;
4. Utilizar técnicas de respiração e relaxamento específicas para momentos de maior ansiedade;
5. Adotar um plano de segurança, incluindo adequação do comportamento e atitudes nos momentos em que os flashbacks traumáticos vierem à tona.
Cada paciente recebe um tratamento completamente personalizado nas especificidades do evento traumático e condições psicológicas. Costuma-se também tratar outros transtornos psiquiátricos associados, dentre eles o transtorno de pânico e depressão.
A literatura mundial aponta resultados significativos nesta modalidade mais breve e eficaz de tratamento. Na dúvida, procure um especialista, afinal nunca é tarde para ser feliz.