Como é o tratamento na Doença de Alzheimer?
Como viemos discutindo nas últimas semanas, a doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, ou seja, causa modificações e danos progressivos ao sistema nervoso, afetando a memória e outras áreas da cognição, além de causar alterações psicológicas e comportamentais.
A despeito do avanço das pesquisas, da compreensão das alterações que acontecem no sistema nervoso do portador de doença de Alzheimer, ainda se trata de uma doença que não apresenta uma cura. Contudo, existem tratamentos que podem melhorar a cognição da pessoa, aliviar os sintomas psicológicos e comportais e melhorar a qualidade de vida tanto do portador da doença de Alzheimer como de seus cuidadores. Ademais, ao longo do tratamento é importante cuidar da vulnerabilidade do portador de Alzheimer, pois em decorrência das alterações em cognição, há maior risco de serem enganados (por exemplo, em termos financeiros, como em fraudes) e de se isolarem socialmente.
O tratamento deve ser amplo e contemplar as intervenções farmacológicas disponíveis, instruções e informações sobre a doença, medidas de reabilitação cognitiva e intervenções comportamentais. Conversaremos sobre um pouco de cada uma delas ao longo das próximas semanas.
Bibliografia: Mast, BT; Yochim, BP. Doença de Alzheimer e demência. 1 ed. São Paulo : Hogrefe, 2019.