Como é a avaliação neuropsicológica para adultos?
A avaliação neuropsicológica consiste em um conjunto de técnicas que possuem a finalidade de esclarecer alguma hipótese diagnóstica e/ou investigar com mais precisão algum possível déficit cognitivo, habilidades ou características de personalidade.
Os procedimentos realizados na avaliação neuropsicológica vão depender da demanda que precisa ser investigada, mas geralmente são:
1) Entrevistas com o paciente e/ou com alguém próximo a ele; onde todos os sintomas e dinâmica do paciente são avaliados com um olhar profissional.
2) Testes psicométricos; diversos testes que possuem resultados indicativos do quanto o paciente se aproxima da média esperada em determinada habilidade (considerando fatores como idade e escolaridade).
3) Testes projetivos; testes e atividades que expõem características mais subjetivas e inconscientes do comportamento e personalidade daquele analisando.
4) Contato com outros profissionais que já tratam o paciente, se houver outros tratamentos concomitantes (ex: médico, Terapeuta Ocupacional, pedagogo, etc).
5) Devolutiva: momento final da avaliação, com entrega do laudo e esclarecimento de todos os resultados e análises feitas durante o processo de avaliação.