Como auxiliar crianças com dislexia na sala de aula?
A dislexia é um Transtorno de Aprendizagem caracterizado por uma desordem na apreensão das informações textuais pelo método convencional, o que implica problemas na leitura e, consequentemente, na escrita. Dentre as possíveis dificuldades que uma pessoa com dislexia pode apresentar na escrita estão a inversão de sílabas (como por exemplo escrever “lasa” em vez de “sala”), a omissão de letras (como por exemplo escrever “cadera” , em vez de “cadeira”) ou trocar letras com grafias similares ( trocar a letra D por B ou W por M, por exemplo).
Todos esses fatores são limitações para o desempenho escolar, porém, como a dislexia não afeta a capacidade intelectual, a criança que apresenta este transtorno se estimulada de forma adequada, poderá aprender a ler e escrever. Abaixo, serão apresentadas algumas medidas simples que podem gerar mudanças significativas ao aluno no ambiente escolar.
Sugestões para durante as aulas
Durante as aulas, os pais podem solicitar para que o professor peça ao aluno sente mais próximo dele, para que consiga acompanhar e solicitar ajuda. Além disso, os textos impressos podem vir com letra da fonte maior para facilitar a leitura. Em situações em que o professor necessite ler algum texto grande, o recomendável é que leia pausadamente e em partes, para que o aluno consiga acompanhar. Por fim, como pessoas com dislexia possuem boa memória visual, fazer uso de imagens associadas ao que está sendo aprendido pode ser um recurso bastante eficaz.
Sugestões para durante as provas
Nas provas, por conta da dislexia, alunos com este transtorno podem necessitar de alguns cuidados para não serem prejudicados nas provas pela dificuldade na leitura, e não por falta de compreensão do conteúdo. Para isso, uma estratégia valida é o professor ler a prova junto com a criança, pausadamente e verificando a compreensão das sentenças. Por conta de suas dificuldades, alunos com dislexia também podem precisar de mais tempo para realizar a prova em comparação com outros alunos. Portanto, se organizar para que estas crianças tenham um tempo estendido para fazer a avaliação pode ser de grande importância. Ao receber a prova, o professor ou assistente pode conferir com o aluno o que foi escrito, verificar a escrita do aluno e fazer anotações para considerar na correção.
Todas essas sugestões citadas são de suma importância para que a criança consiga enfrentar o desafio da leitura e escrita com estratégias compensatórias eficientes e de fácil aplicação no ambiente. Entretanto, para que estas adaptações sejam feitas, é muito importante que haja uma boa relação entre pais e professores, para que sejam discutidas com a s escola sobre tais mudanças e também para que os pais compreendem e sejam pacientes com o progresso do filho, a partir do feedback dos profissionais da escola sobre o que observam da criança.
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