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Cartão de enfrentamento: uma estratégia comportamental

3 de novembro de 2020
Por: Dra. Marina Soeiro
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Cartão de enfrentamento: uma estratégia comportamental

Quando estamos sob fortes emoções, é muito difícil agirmos com racionalidade. Em momentos como esses costumamos tomar atitudes impulsivas que muitas vezes nos arrependemos posteriormente.

Uma estratégia muito utilizada com os pacientes é criarmos um Cartão de Enfrentamento para utilizar nestes momentos. Este cartão pode conter tanto estratégias comportamentais como estratégias cognitivas e podem ser feitos em um papel ou no bloco de notas do celular. O importante é ser de fácil acesso e estar sempre perto de você.

No primeiro momento é preferível utilizarmos estratégias comportamentais com o objetivo de nos acalmarmos e não agirmos por impulso. Dito isso, pensamos em táticas como respiração diafragmática, tomar um banho gelado, praticar alguma atividade física de alta intensidade (polichinelo, flexões), molhar o rosto com água, sair do ambiente estressor ou qualquer outra estratégia que você já tenha feito antes e que obteve sucesso.

No segundo momento é interessante identificarmos e escrevermos quais os pensamentos aquele tipo de situação gera e por quais pensamentos alternativos poderiam ser substituídos. Podemos acrescentar também frases de como você se sentiu após tomar decisões impulsivas e o quanto é benéfico esperar algum tempo até decidir o que irá fazer.

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Desde cedo, tive uma imensa curiosidade para saber sobre a vida psíquica do seu humano, como as pessoas se sentiam e pensavam. Este foi um dos motivos que me fizeram escolher a psicologia como profissão.

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Dra. Marina Soeiro
Psicóloga, Neuropsicóloga, Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental

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