Borderline: o que é esse transtorno de personalidade?
Com o aumento do acesso a internet, muitas informações sobre saúde mental passaram a ser acessadas com maior facilidade, fazendo com que transtornos mentais fossem cada vez mais conhecidos, dentre eles o Transtorno Borderline.
Afinal de contas o que é o transtorno de personalidade Borderline?
O transtorno de personalidade Borderline é definido por um padrão geral de instabilidade nos relacionamentos, na forma como a pessoa se vê e nos sentimentos, além de uma alta probabilidade de impulsividade (American Psychiatry Association, 2013).
Para que uma pessoa seja diagnosticada, alguns sintomas precisam estar presentes. Como por exemplo: esforços excessivos para evitar ser abandonado; padrão de relacionamentos instáveis, intensos e com tendência a oscilação entre um excesso de gostar e de detestar; mudanças frequentes na forma como a pessoa se vê; sentimentos crônicos de vazio; comportamentos de automutilação, pensamentos de suicídio, dentre outros (American Psychiatry Association, 2013).
Qualquer modificação no ambiente pode fazer com que a pessoa sinta emoções como raiva e medo de forma muito intensa, principalmente em casos de separação ou mudança dos planos. A impulsividade (dificuldade de resistir a impulsos) descrita acima, podem ter potenciais perigosos para a pessoa.
É comum a existência de hábitos de apostas em jogos de azar ou gastar as finanças em excesso; sexo desprotegido ou dirigir de forma irresponsável. Outro risco perigoso para a pessoa e preocupante para a família é a recorrência de pensamentos, ameaças e até mesmo tentativas de suicídio, é muito comum que pessoas com esse transtorno apresentem essas tendências (American Psychiatry Association, 2013).
Existem hoje modelos de psicoterapia que possuem evidências científicas de reduzirem o sofrimento de pessoas com esse transtorno, como a DBT – Terapia comportamental dialética. Se você ou alguém que conhece apresenta sintomas para o transtorno, busque ajuda de um profissional de saúde mental.
Se precisa de ajuda ou está com dúvidas, não deixe de se consultar com profissionais que podem te ajudar.