Avaliação Neuropsicológica para Reabilitação
A avaliação neuropsicológica como ferramenta de auxílio para reabilitação
A avaliação neuropsicológica é uma fermenta utilizadas pelos Neuropsicólogos com o objetivo de mensurar aspectos cognitivos como, por exemplo:
- Atenção;
- Memória;
- Linguagem;
- Funções executivas.
A partir da avaliação destes, é possível que sejam identificadas quais são as limitações da pessoa e o quanto tais limitações estão relacionadas com os prejuízos na vida cotidiana da pessoa. Muitos Neurologistas e Psiquiatras costumam solicitar este tipo de avaliação para auxiliar na investigação diagnóstica de alguns quadros neuropsiquiátricos, como, por exemplo, Transtorno de Déficit de Atenção, Distúrbios de Aprendizagem e Demências. Porém, a Avaliação Neuropsicológica também tem outro papel bastante importante, que é o Auxílio para a Reabilitação Neuropsicológica.
A Reabilitação Neuropsicológica
Reabilitação Neuropsicológica é uma intervenção realizada por Neuropsicólogos ou Terapeutas Ocupacionais. Ela tem como função auxiliar o paciente a ter melhor desempenho ocupacional, ou seja, que ele consiga ter melhor funcionalidade em suas tarefas diárias para garantir mais qualidade de vida. A Reabilitação Neuropsicológica pode ocorrer por intermédio de auxílios alternativos, como agendas ou alarmes (reabilitação compensadora), ou por meio de atividades que estimulem a função prejudicada (reabilitação restauradora), a depender da necessidade particular de cada pessoa em reabilitação.
Avaliação Neuropsicológica para Reabilitação
Considerando a importância da compreensão das necessidades do paciente, faz-se necessário que o terapeuta realize um programa individualizado. Sendo assim, uma Avaliação Neuropsicológica pode ser importante para realizar uma investigação minuciosa sobre o perfil cognitivo e comportamental do paciente.
A avaliação neuropsicológica busca não só verificar quais são as limitações cognitivas do paciente, mas também identificar quais são as potencialidades, para que, assim, seja possível se utilizar destas ao longo do processo de reabilitação como forma de compensação das funções cognitivas em prejuízo.
Assim como na Avaliação para Auxílio Diagnóstico, a avaliação para reabilitação não envolve apenas testes cognitivos e escalas avaliativas sobre o comportamento. É de suma importância realizar, durante o processo avaliativo, entrevistas com paciente e familiares, além da própria observação do examinador sobre o paciente em diferentes contextos além do consultório. Isto permite com que sejam feitas melhores hipóteses sobre as dificuldades apresentadas na avaliação e sua relação com as dificuldades no cotidiano.
Uma Avaliação Neuropsicológica completa, com todas as informações descritas acima, é um passo muito importante para o planejamento de uma reabilitação funcional. Nela, se trabalha tanto a limitação cognitiva, quanto as dificuldades do cotidiano da pessoa na qual tal déficit cognitivo está afetando. Se em uma avaliação é possível enxergar todos estes aspectos, é muito possível que a Reabilitação tenha sucesso em atingir os objetivos estabelecidos.
Se precisa de ajuda ou está com dúvidas, não deixe de se consultar com profissionais que podem te ajudar.