Avaliação Neuropsicológica na Infância
Avaliação Neuropsicológica na Infância
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Avaliação Neuropsicológica na Infância
A infância, fase do desenvolvimento humano no qual se completa o desenvolvimento e amadurecimento do sistema nervoso, iniciado na fase intra-uterina, é o período mais importante e de maior demanda para avaliações e atendimentos neuropsicológicos. Nessa fase as mudanças ocorrem rapidamente e performance escolar ruim, alterações de comportamento ou dificuldades de interação social podem acontecer a qualquer momento.
QUANDO PROCURAR AJUDA?
É essencial que, ao observar alguma dificuldade da criança em desempenhar suas funções, os pais procurem o profissional adequado, para que eventuais problemas sejam rapidamente identificados e corrigidos e a criança retome seu desenvolvimento normal e saudável. Muitas vezes esse alerta vem da escola, cabe aos pais escutá-lo e buscar ajuda.
Cada pessoa tem suas particularidades e ritmo e no caso das crianças a sensibilidade e atenção do profissional deve ser ainda maior nesse sentido. É indispensável que o neuropsicólogo use todo o seu conhecimento científico e capacidade técnica para ajudar cada paciente a desenvolver-se da maneira mais saudável possível, respeitando sempre as características que fazem daquela criança única e especial. Dessa forma, uma criança saudável e feliz crescerá para ser um adulto saudável e feliz.
O QUE É AVALIADO?
Diversas funções mentais específicas e o comportamento de uma forma geral da criança são avaliados, tanto objetivamente, através de testes específicos, como subjetivamente, através de relatos dos pais, da escola e de quaisquer fontes confiáveis de informação acerca do comportamento da criança no dia-a-dia. Não só essas informações, mas também a própria entrevista com a criança ajuda a direcionar a dos instrumentos psicométricos mais adequados.
Uma criança sem aquisição de linguagem requer um tipo de teste, assim como a que ainda não foi alfabetizada ou que apresenta limitações para seu uso. Alguns testes são quantitativos, ou seja, medem a performance de uma certa habilidade, por exemplo inteligência. Outros são qualitativos e investigam as características, em vez de medir performance.
A junção e interpretação das informações obtidas por todas essas fontes é capaz de fornecer um diagnóstico igualmente específico e completo do que não está bem e do que deve ser corrigido. É importante destacar que, mais do que o desempenho específico de funções cognitivas e habilidades de uma maneira geral, a avaliação deve investigar se o desenvolvimento neuropsicomotor da criança está adequado.
O QUE É DESENVOVIMENTO NEUROPSICOMOTOR?
O desenvolvimento neuropsicomotor, aquisição progressiva de novos conjuntos de habilidades em cada fase da infância é descrito e organizado de diferentes maneiras pelos principais autores e especialistas no assunto. O atual conjunto de conhecimentos acerca do desenvolvimento neuropsicomotor na infância engloba desde informações neurofisiológidas estudos de laboratório ou de neuroimagem até teorias psicológicas testadas através de estudos clínicos e populacionais.
Sendo assim, diversos autores de épocas e orientações teóricas diversas contribuíram para o amplo repertório disponível atualmente, desde os cognitivistas Piaget e Vygotsky, até os psicanalistas Freud e Erikson, passando pelos behavioristas Pavlov, Skinner e Watson, assim como pelo evolucionista Bowby. É possível, portanto, atualmente ao mesmo tempo respeitar as individualidades de cada criança e investigar a presença de algum atraso na aquisição de habilidades, sejam elas cognitivas, psicomotoras ou sociais.
A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELA FAMÍLIA
Na neuropsicologia, não só os dados pós-parto, mas também os gestacionais, familiares e genéticos são extremamente importantes para uma avaliação completa e eficaz. O profissional fará uma entrevista detalhada, a anamnese, coletando informações da família como um todo, da gestação e do desenvolvimento da criança, bem como informações da escola e de outros profissionais que possam estar lhe acompanhando.
EXAMES COMPLEMENTARES
Muitas vezes a solicitação de exames se torna necessária para descartar fatores orgânicos que possam estar relacionados ao problema. Muitas síndromes genéticas se manifestam ao nascimento ou nas primeiras fases da vida. Outras, porém são passíveis de observação somente após a aquisição da fala e da marcha, quando os atrasos e dificuldades podem ser percebidos.
O QUE ACONTECE DEPOIS DA AVALIAÇÃO?
Uma vez feita a avaliação, o profissional fará os devidos encaminhamentos, propondo métodos e abordagens para desenvolver o desempenho desta criança, sem rotulá-la nem constrangê-la, garantindo uma melhor adaptação e qualidade de vida. Por isso, é de suma importância que os pais, a escola e os profissionais estejam envolvidos em todas as fases da avaliação e principalmente nas intervenções propostas.
O MEU FILHO VAI FICAR BOM? MINHA FILHA VAI FICAR BOA?
Cada caso é único. Todavia, sabe-se que até os 18 anos a capacidade do cérebro de se adaptar, tanto estruturalmente quanto funcionalmente, e desenvolver novas habilidades, a “plasticidade cerebral”, é muito maior. Exatamente pela facilidade dos neurônios de estabelecer novas conexões (sinapses), que a infância é a fase da vida mais propícia para o desenvolvimento de novos aprendizados e novas habilidades. Ou seja, a infância é o período ideal para a estimulação neuropsicológica, em que a resposta é mais positiva.
Também é importante lembrar que a aprendizagem está diretamente relacionada à estimulação e que grande parte dos comportamentos são aprendidos por imitação. Por isso, crianças que ficam muito sozinhas e interagem pouco com outras crianças ou adultos, podem apresentar comprometimentos importantes na aprendizagem e na funcionalidade!
ATENDIMENTO DIFERENCIADO
Reservamos 2 horas para as primeiras consultas, permitindo que logo no primeiro atendimento seja realizada uma avaliação minuciosa e detalhada de cada caso, com tempo para uma devolutiva que inclua um diagnóstico inicial e um plano de tratamento.
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