Avaliação da Personalidade: O que são testes projetivos?
Com o avanço nos conhecimentos em psiquiatria e o entendimento dos, a utilização de algumas ferramentas psicológicas e neuropsicológicas se fizeram necessárias.
O aprofundamento do conhecimento científico em qualquer área depende do estudo de parâmetros que sejam confiáveis e que possam ser reproduzidos por qualquer pesquisador em qualquer lugar do mundo.
Para o estudo dos Transtornos de Personalidade, especificamente, os chamados testes projetivos ganharam maior enfoque. Esses testes se baseiam no princípio básico de fornecer ao analisado informações ambíguas, fazendo com que suas respostas revelem conteúdos de sua mente e sua personalidade.
O conceito psicológico de projeção foi desenvolvido por Sigmund Freud (fundador da psicanálise) e se baseia no princípio de que um indivíduo atribui de maneira inconsciente características de sua própria personalidade a outras pessoas quando determinadas informações sobre elas são incompletas ou ambíguas.
Dentre os testes projetivos mais conhecidos estão o Método Rorschach, o teste House-Tree-Person (HTP) e o Teste de Apercepção Temática (TAT). O Método Rorschach ganhou fama entre o público leigo por suas placas com manchas amorfas com fundo branco.
A avaliação do resultado dos testes projetivos é bastante complexa, demorada e trabalhosa. O psicólogo deve passar por um treinamento específico para conseguir aplicar e interpretar cada um desses testes. Para o Método Rorschach, por exemplo, publicado originalmente em 1921, há mais de um sistema de interpretação validada pela literatura científica, a despeito de cada um desses sistemas ter muitos pontos em comum e haver ampla discussão na literatura científica no sentido de unificar e padronizar condutas.
Além dos testes projetivos, as escalas de avaliação da personalidade também são de grande utilidade na prática clínica. São elas: Escala de Beck, Escala Fatorial Emocional/Neuroticismo e Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Falaremos mais sobre elas nos próximos textos.
3 Comments
David
Foi amplo, mas poderiam abordar mais especificamente um deles, e até sobre os testes usados em entrevistas de emprego
Renato Mancini
Obrigado pelo interesse, David!
Acompanhe nossa equipe aqui no Blog, no Facebook dr.renatomancini , no Instagram dr.mancini e no Twitter drmancini.
Quase todos os dias postamos novos conteúdos. Atualmente a dra. Julia tem escrito uma série de textos sobre personalidade e testes psicológicos.
Um abraço!
Julia
Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço