Atenção
Nas últimas semanas falamos sobre a memória. Agora abordaremos outra função cognitiva, também muito importante e diretamente ligada à memória e a outras funções, como linguagem, percepção e funções executivas: a ATENÇÃO.
Entende-se por atenção “a tomada de posse pela mente, de forma clara e vívida, de um entre vários outros objetos ou fluxos de pensamento que se apresentam simultaneamente (…) Implica um retraimento de algumas coisas para lidar de maneira efetiva com outras” (William James, 1890).
Em outras palavras, é a percepção direcionada e seletiva à fonte de informação.
Existem diferentes tipos de atenção. Aquela em que o sujeito concentra e sustenta o foco da atenção por um período mais prolongado de tempo tem o nome de ATENÇÃO CONCENTRADA/SUSTENTADA (Figura 1).
A ATENÇÃO ALTERNADA, como sugere o nome, diz respeito à capacidade de alternar o foco entre dois ou mais estímulos do ambiente.
Também existe a ATENÇÃO DIVIDIDA, que descreve a habilidade de dividir o foco de atenção em dois ou mais estímulos ao mesmo tempo (Figura 2).
Por fim, temos a ATENÇÃO SELETIVA, responsável por selecionar um estímulo específico e inibir os demais presentes. Todos esses tipos de atenção são voluntários e controlados, mas ainda existe um tipo de atenção involuntária, que não requer esforço para tal. Está associado às percepções, movimentos automáticos e priming (Figura 3).
Falaremos mais do tema na semana que vem!
1 Comment
Anete Mancini
Vou aguardar. Obrigada!