Assertividade: Dizendo “não” com eficácia.
Você já esteve em um dilema de uma situação em que recebeu um convite indesejado ou um pedido que considera injusto ou prejudicial? Ou uma proposta em que não possuía interesse?
É uma questão que parece simples, mas que pode dar dor de cabeça para muita gente. Esses problemas demandam uma habilidade chamada assertividade.
De acordo com o pesquisador Almir Del Prette (1978), o comportamento assertivo pode ser definido como a expressão adequada de sentimentos e opiniões em relacionamentos interpessoais e que diminui o aparecimento de ansiedade durante a comunicação. É uma forma de equilíbrio entre as suas necessidades e o respeito com as outras pessoas.
Imagine que alívio poder finalmente se expressar de acordo com seus sentimentos e ainda, de quebra, diminuir as chances de ter problemas de relacionamento com a pessoa em questão!
Nessa forma de comunicacão você expõe sua opinião ou posicionamento de forma clara, explicando porque pensa dessa forma, sem aumento de tom de voz, ou ataques pessoais.
Pessoas inassertivas (aquelas que tem dificuldade em estabelecer limites e dizer “não”), com padrão comportamental passivo, em muitos momentos realizam favores que elas mesmas consideram injustos ou prejudiciais para si, unicamente para evitar conflitos, por medo de serem interpretadas como grosseiras e egoístas, ou por medo de rejeição social.
A questão que paira sobre o assunto é: será que manter relacionamentos de uma maneira que beneficia uma única parte é saudável e funcional?
O oposto também pode ocorrer: Uma pessoa inassertiva com padrão agressivo. Indivíduos com esse padrão de comportamento em muitos momentos podem conseguir o que querem nas relações de conflito com os demais, mas, devido à ausência de sensibilidade e respeito às outras pessoas, podem passar a sofrer com abandonos, rompimento de relações e, portanto, relacionamentos pouco saudáveis.
Ao ser capaz de se comunicar efetivamente, e de forma assertiva, a pessoa passa a maximizar os ganhos em uma situação de conflito, pois expressa seus desejos evitando realizar pedidos injustos ou execução de atividades indesejadas e ou prejudiciais, respeitando a outra pessoa, e também reduz a probabilidade de complicações de relacionamento com esta em médio e longo prazo. Essa é o formato de relação mais saudável possível em uma situação de conflito.
1 Comment
Anete Mancini
Muito Bom!!!