Aprendendo a aprender: Contribuições práticas da Neuropsicologia.
A Neuropsicologia é uma área das neurociências que visa compreender o funcionamento do cérebro e sua relação com os sentimentos, emoções e comportamento humano.
Com o avanço da ciência, pode-se descobrir cada vez mais sobre como o cérebro funciona e assim, diversos benefícios foram alcançados ao longo dos últimos anos.
Dentre os principais benefícios destaca-se o processo de aprendizagem, já que várias regiões cerebrais são acionadas durante uma leitura ou resolução de problema matemático.
Veja abaixo algumas dicas práticas de como o cérebro aprende melhor:
1- Mantenha uma boa qualidade de sono: Durante o sono o cérebro humano ativa uma região cerebral chamada de Hipocampo. Essa região possui uma influência muito importante na consolidação de memórias, ou seja, ao dormir a nossa mente “arquiva” várias informações que foram apresentadas, sejam elas por leitura, aulas expositivas, resumos ou até mesmo conversas.
2- Procrastinação: “Daqui a pouco eu faço”; “Só mais cinco minutinhos”; “Amanhã eu juro que começo”… Essas e outras frases são comuns quando as tarefas que demandam esforço mental são postergadas. Consequentemente há um acumulo de atividades para cumprimento em um período de tempo menor de realização, dessa forma, estabeleça uma agenda e busque cumprir da melhor maneira possível.
3- Organização do espaço: O ambiente possui alta influência em nossos processos mentais. Por isso, tomar os seguintes cuidados pode ajudar bastante.
a) Procure estudar sempre no mesmo local.
b) Evite sofás, camas ou poltronas (já que estes móveis lhe proporcionam relaxamento.
c) Mantenha seu local de estudos organizado e limpo.
d) Desligue Tv’s, Rádios ou outros estímulos que possam lhe distrair.
e) Procure manter uma iluminação adequada e confortável aos seus olhos.
4- Planejamento: Ficar horas sentado com um livro a sua frente não significa que a aprendizagem realmente esteja acontecendo. Para isso, defina de maneira consistente os seguintes fatores.
a) O que você deve aprender: organize em tópicos, divididos em áreas de estudo, todos os temas que você precisa dominar. Após levantar a quantidade de informações, ficará mais fácil organizar e seguir um plano de estudos.
b) Quando você irá estudar: Agora que os temas estudados já foram definidos, distribua-os de maneira homogênea ao longo de seus dias. Lembre-se de não
sobrecarregar sua semana e inclua momentos de pausas e descansos.
c) Técnicas Neuropsicológicas: Um psicólogo ou profissional especialista em Neuropsicologia domina estratégias específicas para leitura, escrita e cálculo que podem ser aplicadas de acordo com as necessidades individuais. O uso de programas digitais são comprovadamente soluções que potencializam as capacidades do cérebro humano, permitindo importantes ganhos na atenção, além de ativar regiões específicas no cérebro.
Seguir essas dicas é muito fácil e o acompanhamento de um profissional especialista na área pode fazer toda a diferença. Por isso, não hesite em buscar
ajuda, afinal nunca é tarde para alcançar seus objetivos e ter uma vida feliz!