Análise do Livro “Em Busca de Sentido”
Viktor Frankl foi um psiquiatra sobrevivente aos piores campos de concentração de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Perdeu pessoas importantes nessa difícil fase da sua vida. Anos depois veio a sua principal obra “Em Busca de Sentido”.
O livro aborda a rotina e as condições dos campos de concentração. Perante toda a dor e dificuldade submetida, o autor analisava e questionava como algumas pessoas queriam morrer para se ver livres da situação e outras conseguiam encontrar significado e esperança.
Muitas vezes não podemos evitar o sofrimento, mas podemos encontrar um sentido nele.
O autor e a obra viraram referência no que posteriormente virou a Psicologia/Psiquiatria Positiva que é um campo que foca nos elementos que podem trazer felicidade às pessoas. Assim, em vez de priorizar a identificação de desvios ou patologias mentais, o segmento se volta para a manutenção e reforço do bem-estar.
A leitura pode ser bastante interessante para entender e sentir o momento de alguns judeus no período do nazismo, assim como para aqueles que buscam entender e atingir resiliência e capacidade de crescer mesmo em momentos adversos.