Alunos com TDAH: como os professores podem ajudar?
TDAH na escola – Como ajudar os professores podem ajudar os alunos com TDAH ?
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento. Tem origem em processos iniciais do desenvolvimento cerebral, com forte influência de fatores genéticos e ambientais.
As manifestações clínicas do TDAH surgem na infância e tendem a persistir até a adolescência/ fase adulta, e caracterizam-se por dificuldade em manter o foco de atenção, inquietude motora e impulsividade.
O TDAH não tratado pode causar prejuízos ao desenvolvimento e aprendizagem dessas crianças, sendo essencial a ajuda dos professores no cuidado de crianças e adolescentes no ambiente escolar.
Recebendo e acolhendo o aluno:
- O prejuízo à autoestima frequentemente é o aspecto mais devastador para o TDAH.
- Identifique quais os talentos que seu aluno possui, estimule e ajude no desenvolvimento desses talentos;
- Elogie sempre que possível e minimize ao máximo evidenciar os fracassos;
- O prazer está diretamente relacionado à capacidade de aprender. Seja criativo e afetivo buscando estratégias que estimulem o interesse do aluno para que este encontre prazer na sala de aula;
- Solicite ajuda sempre que necessário;
- Evite o estigma conversando com seus alunos sobre as necessidades específicas de cada um, com transtorno ou não.
Organizando o espaço – Monitorando o Processo:
- A rotina e organização são elementos fundamentais para o desenvolvimento do alunos, principalmente para os portadores de TDAH.
A organização externa irá ajudar a criança a gerar uma maior organização interna. Use e abuse de alertas e lembretes! - Quanto mais próximo do professor e mais distante de estímulos de distração, maior a chance de envolvimento do aluno com TDAH nos conteúdos discutidos em sala de aula;
- A previsibilidade é muito importante para crianças. Estabeleça combinados claros e diretos. O aluno se tornará mais seguro se souber o que se espera dele.
Da mesma forma, deixe claras as regras, os limites, e as consequências ao descumprimento delas; - Dê ênfase a tudo o que é permitido e valorize cada ação dessa natureza;
- Informe os progressos alcançados por seu aluno, buscando estimular avanços.
Procedimentos facilitadores:
- Estabeleça contato visual sempre que possível. Isso possibilitará uma maior sustentação da atenção;
- Proponha uma programação diária e tente cumpri-la. Se possível, além de falar coloque-a no quadro;
- A repetição é um forte aliado na busca pelo melhor desempenho do aluno;
- Estimule o desenvolvimento de técnicas que auxiliem a memorização. Use listas, rimas, músicas, etc;
- Determine intervalos entre as tarefas como forma de recompensa pelo esforço feito. Esta medida poderá aumentar o tempo da atenção concentrada e reduzir a impulsividade;
- Combine saídas de sala estratégicas e assegure o retorno. Para tanto, conte com o pessoal de apoio da escola.
Integrando ao grupo:
- A integração ao grupo será um fator essencial no desenvolvimento das crianças! Esteja atento ao grau de aceitação da turma em relação ao aluno com TDAH;
- Identifique possíveis parceiros de trabalho, estimulando uma interação positiva entre os pares.
Realizando tarefas, testes e provas:
- As instruções devem ser simples;
- Destaque palavras-chave fazendo uso de cores, sublinhado ou negrito;
- Estimule o aluno destacar e sublinhar as informações importantes contidas nos textos e enunciados;
- Evite atividades longas, subdividindo-as em tarefas menores. A intenção é reduzir o sentimento de “eu nunca serei capaz de fazer isso”;
- Mescle tarefas com maior grau de exigência com as de menor;
- Incentive a leitura e compreensão por tópicos;
- Utilize procedimentos alternativos como testes orais ou uso do computador.
Se precisa de ajuda ou está com dúvidas, não deixe de se consultar com profissionais que podem te ajudar.