Alunos Com TDAH: Como Os Professores Podem Ajudar? | Renato Mancini
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Alunos com TDAH: como os professores podem ajudar?

24 de junho de 2020
Por: administrator
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Alunos com TDAH: como os professores podem ajudar?

TDAH na escola – Como ajudar os professores podem ajudar os alunos com TDAH ?


O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento. Tem origem em processos iniciais do desenvolvimento cerebral, com forte influência de fatores genéticos e ambientais.

As manifestações clínicas do TDAH surgem na infância e tendem a persistir até a adolescência/ fase adulta, e caracterizam-se por dificuldade em manter o foco de atenção, inquietude motora e impulsividade.

O TDAH não tratado pode causar prejuízos ao desenvolvimento e aprendizagem dessas crianças, sendo essencial a ajuda dos professores no cuidado de crianças e adolescentes no ambiente escolar.

Recebendo e acolhendo o aluno:

  • O prejuízo à autoestima frequentemente é o aspecto mais devastador para o TDAH.
  • Identifique quais os talentos que seu aluno possui, estimule e ajude no desenvolvimento desses talentos;
  • Elogie sempre que possível e minimize ao máximo evidenciar os fracassos;
  • O prazer está diretamente relacionado à capacidade de aprender. Seja criativo e afetivo buscando estratégias que estimulem o interesse do aluno para que este encontre prazer na sala de aula;
  • Solicite ajuda sempre que necessário;
  • Evite o estigma conversando com seus alunos sobre as necessidades específicas de cada um, com transtorno ou não.

Organizando o espaço – Monitorando o Processo:

  • A rotina e organização são elementos fundamentais para o desenvolvimento do alunos, principalmente para os portadores de TDAH.
    A organização externa irá ajudar a criança a gerar uma maior organização interna. Use e abuse de alertas e lembretes!
  • Quanto mais próximo do professor e mais distante de estímulos de distração, maior a chance de envolvimento do aluno com TDAH nos conteúdos discutidos em sala de aula; 
  • A previsibilidade é muito importante para crianças. Estabeleça combinados claros e diretos. O aluno se tornará mais seguro se souber o que se espera dele.
    Da mesma forma, deixe claras as regras, os limites, e as consequências ao descumprimento delas;
  • Dê ênfase a tudo o que é permitido e valorize cada ação dessa natureza;
  • Informe os progressos alcançados por seu aluno, buscando estimular avanços.

Procedimentos facilitadores:

  • Estabeleça contato visual sempre que possível. Isso possibilitará uma maior sustentação da atenção;
  • Proponha uma programação diária e tente cumpri-la. Se possível, além de falar coloque-a no quadro;
  • A repetição é um forte aliado na busca pelo melhor desempenho do aluno;
  • Estimule o desenvolvimento de técnicas que auxiliem a memorização. Use listas, rimas, músicas, etc;
  • Determine intervalos entre as tarefas como forma de recompensa pelo esforço feito. Esta medida poderá aumentar o tempo da atenção concentrada e reduzir a impulsividade; 
  • Combine saídas de sala estratégicas e assegure o retorno. Para tanto, conte com o pessoal de apoio da escola.

Integrando ao grupo:

  • A integração ao grupo será um fator essencial no desenvolvimento das crianças! Esteja atento ao grau de aceitação da turma em relação ao aluno com TDAH;
  • Identifique possíveis parceiros de trabalho, estimulando uma interação positiva entre os pares.

Realizando tarefas, testes e provas:

  • As instruções devem ser simples;
  • Destaque palavras-chave fazendo uso de cores, sublinhado ou negrito;
  • Estimule o aluno destacar e sublinhar as informações importantes contidas nos textos e enunciados;
  • Evite atividades longas, subdividindo-as em tarefas menores. A intenção é reduzir o sentimento de “eu nunca serei capaz de fazer isso”;
  • Mescle tarefas com maior grau de exigência com as de menor;
  • Incentive a leitura e compreensão por tópicos;
  • Utilize procedimentos alternativos como testes orais ou uso do computador.

Se precisa de ajuda ou está com dúvidas, não deixe de se consultar com profissionais que podem te ajudar.

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Médico psiquiatra, psicoterapeuta cognitivo-comportamental.

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