A Importância Da Psicoterapia Para Regulação Emocional | Renato Mancini
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A importância da psicoterapia para regulação emocional

30 de agosto de 2023
Por: Doutora Maíra Babo
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A importância da psicoterapia para regulação emocional

Regulação emocional é algo que a maioria das pessoas buscam para ter uma boa saúde mental e pode ser entendida como a regulação da duração e intensidade de uma emoção gerada diante de uma situação intensa. Popularmente pode-se pensar que uma regulação emocional bem sucedida está relacionada a ignorar os sentimentos evitando o contato com a situação que o gerou. Entretanto, alguns
estudos têm mostrado que nomeá-los produz redução de respostas impulsivas e redução da atividade do sistema nervoso simpático (ativado em situações de estresse) a curto e longo praz. Ou seja, a nomeação de sentimentos colabora significativamente para a regulação emocional, indicando que ao falar a respeito da situação vivenciada e nomeá-las torna as futuras respostas emocionais mais adaptadas.
Entretanto para se traduzir sentimentos em palavras precisa-se primeiro identificar quais são esses sentimentos e isso exige uma auto reflexão. A auto reflexão é algo que pode ser acelerado ou facilitado através da psicoterapia, uma vez que existe uma escuta qualificada através da análise da fala do paciente e devolutivas adequadas. Além do mais é provado cientificamente que indivíduos com disposição
para auto reflexão mostram uma resposta neurológica mais afetiva para auto regulação emocional, então caso exista alguma dificuldade para tal atividade é necessário a ajuda de um profissional: o psicólogo.

Durante o processo psicoterapêutico existem algumas maneira de auxiliar a regulação emocional além da auto reflexão e identificação e nomeação de sentimentos. Uma delas é a ressignificação da situação vivida, alterando a experiência emocional e gerando, inclusive, respostas neurológicas, como ativação
da região ventromedial e dorsolateral do córtex pre frontal (responsável pela racionalização) e diminuição da ativação da amígdala (estrutura responsável em emitir respostas em situações de estresse). Outra maneira de auxiliar a regulação emocional através da psicoterapia é a nomeação de sentimentos ou de situações vividas através de linguagem abstrata,
convertendo um estímulo em uma representação simbólica. Nesse sentido a psicanálise e a psicologia analítica podem ajudar de maneira bastante efetiva.
Alguns estudos sugerem, inclusive, que converter uma situação ou sentimento em linguagem é um ato de racionalização, permitindo a exploração consciente do fato, gerando maior processamento do córtex pre frontal e diminuído a atividade da amigdala. O que nos faz pensar que de fato fazer psicoterapia gera adaptação não apenas comportamental e emocional, mas também neurológica.

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Doutora Maíra Babo

A psicologia começou fazer sentido para mim desde a adolescência quando percebi que corpo e mente estão em constante comunicação e se influenciando mutuamente. Desde muito cedo soube o caminho profissional que seguiria: psicologia em interface com o corpo, por isso a escolha da universidade foi criteriosa.

Após concluir a graduação pela Universidade Federal de São Paulo, iniciei meus estudos e práticas clínicas como psicóloga no Programa de Atendimento e Estudos da Somatização do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, onde pude praticar o atendimento psicológico a questões envolvendo corpo e mente.
Essa interface me suscitou cada vez mais curiosidade e após muito estudo da psicologia analítica, resolvi buscar algo mais voltado para o funcionamento neurológico, e foi quando iniciei minha formação em neuropsicologia – minha paixão profissional – pela Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da USP.
Em conjunto com essa formação participei de projetos de pesquisa e atendimento neuropsicológico a pessoas portadoras do vírus da Hepatite C no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, e em seguida a crianças e pessoas vítimas de traumatismo cranioencefálico no Instituto Central do Hospital das Clínicas da USP.
Após o vislumbre da reabilitação neuropsicológica em tais experiências profissionais, busquei a formação em Reabilitação Neuropsicológica pela Divisão de Neurologia do Hospital das Clínicas da USP.
A fim de melhorar meu atendimento neuropsicológico e psicológico, especialmente a crianças e adolescentes, realizei curso de Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psiquiatria da USP, e cursos voltados ao aprofundamento da prática clínica tanto pautados na psicologia analítica como na terapia cognitivo comportamental.
Por isso minha prática clínica é pautada no profissionalismo e no respeito ao ser humano que está diante de mim, sempre levando em consideração suas inúmeras dimensões de existência.
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Doutora Maíra Babo
A psicologia começou fazer sentido para mim desde a adolescência quando percebi que corpo e mente estão em constante comunicação e se influenciando mutuamente. Desde muito cedo soube o caminho profissional que seguiria: psicologia em interface com o corpo, por isso a escolha da universidade foi criteriosa. Após concluir a graduação pela Universidade Federal de São Paulo, iniciei meus estudos e práticas clínicas como psicóloga no Programa de Atendimento e Estudos da Somatização do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, onde pude praticar o atendimento psicológico a questões envolvendo corpo e mente. Essa interface me suscitou cada vez mais curiosidade e após muito estudo da psicologia analítica, resolvi buscar algo mais voltado para o funcionamento neurológico, e foi quando iniciei minha formação em neuropsicologia – minha paixão profissional – pela Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da USP. Em conjunto com essa formação participei de projetos de pesquisa e atendimento neuropsicológico a pessoas portadoras do vírus da Hepatite C no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, e em seguida a crianças e pessoas vítimas de traumatismo cranioencefálico no Instituto Central do Hospital das Clínicas da USP. Após o vislumbre da reabilitação neuropsicológica em tais experiências profissionais, busquei a formação em Reabilitação Neuropsicológica pela Divisão de Neurologia do Hospital das Clínicas da USP. A fim de melhorar meu atendimento neuropsicológico e psicológico, especialmente a crianças e adolescentes, realizei curso de Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psiquiatria da USP, e cursos voltados ao aprofundamento da prática clínica tanto pautados na psicologia analítica como na terapia cognitivo comportamental. Por isso minha prática clínica é pautada no profissionalismo e no respeito ao ser humano que está diante de mim, sempre levando em consideração suas inúmeras dimensões de existência.

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