A Deficiência Intelectual O Funcionamento Intelectual Limítrofe | Renato Mancini
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A deficiência intelectual o funcionamento intelectual limítrofe

16 de novembro de 2023
Por: Doutora Maíra Babo
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A deficiência intelectual o funcionamento intelectual limítrofe

A deficiência intelectual (DI) é um quadro caracterizado por três condições específicas. A primeira condição é o déficit no funcionamento intelectual, com Quociente de Inteligência (QI) abaixo de 70 (QI normal está entre 90 e 110) gerando prejuízo em raciocínio, planejamento, solução de problemas, abstração e juízo crítico, bem como dificuldade em aprender habilidades acadêmicas como leitura, escrita e matemática, sendo necessário apoio constante.
A segunda condição da deficiência intelectual está relacionada às funções adaptativas. As pessoas com DI apresentam dificuldade ou fracasso na realização de tarefas diária complexas,
como cozinhar, fazer compras, dirigir, ou em tarefas diárias básicas, como tomar banho, se vestir ou se alimentar. Além disso, apresentam dificuldade no desenvolvimento sociocultural,
como independência social, imaturidade nas relações sociais, dificuldade com linguagem, limitada percepção do risco, entre outros.
E por último, a terceira condição da deficiência intelectual é todos esses déficits ocorrem desde a infância/adolescência.
Entretanto, existem crianças com um desenvolvimento frequentemente normal nos anos iniciais ou apenas um leve atraso em sua evolução. O desempenho psicomotor fica um pouco abaixo do esperado para idade, a linguagem não presenta anomalias grosseiras, a inserção social é quase sempre satisfatória e a criança acompanha os anos iniciais de escolaridade,
entretanto ao se aproximar do ensino fundamental II, a partir do 5º ou 6º ano, começa a presentar dificuldades acadêmicas. Essa criança pode apresentar o que se chama de “funcionamento intelectual limítrofe”.
As pessoas com funcionamento intelectual limítrofe ou dificuldade intelectual leve têm o QI entre 84 e 70, tendo leve dificuldade nesse aspecto, entretanto na idade adulta podem adquirir habilidades sociais e profissionais adequadas para o próprio sustento, e viverem sem problemas em comunidade, de modo independente ou necessitando de alguma supervisão/orientação. Entretanto limitações cognitivas prejudicam levemente desempenho funcional da pessoa.
O diagnóstico do funcionamento intelectual limítrofe normalmente é dado tardiamente, justamente por apresentar sintomas leves no início da vida e muitas vezes passarem despercebidos pelos pais. Entretanto diante de sinais negativos nos anos escolares mais avançados é necessária a avaliação de profissionais. Por se tratar de um difícil diagnóstico a avaliação deve ser feita em equipe multidisciplinar, sendo indispensável uma avaliação neuropsicológica, para averiguação do funcionamento intelectual e médico psiquiatra ou neurologista.

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Doutora Maíra Babo

A psicologia começou fazer sentido para mim desde a adolescência quando percebi que corpo e mente estão em constante comunicação e se influenciando mutuamente. Desde muito cedo soube o caminho profissional que seguiria: psicologia em interface com o corpo, por isso a escolha da universidade foi criteriosa.

Após concluir a graduação pela Universidade Federal de São Paulo, iniciei meus estudos e práticas clínicas como psicóloga no Programa de Atendimento e Estudos da Somatização do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, onde pude praticar o atendimento psicológico a questões envolvendo corpo e mente.
Essa interface me suscitou cada vez mais curiosidade e após muito estudo da psicologia analítica, resolvi buscar algo mais voltado para o funcionamento neurológico, e foi quando iniciei minha formação em neuropsicologia – minha paixão profissional – pela Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da USP.
Em conjunto com essa formação participei de projetos de pesquisa e atendimento neuropsicológico a pessoas portadoras do vírus da Hepatite C no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, e em seguida a crianças e pessoas vítimas de traumatismo cranioencefálico no Instituto Central do Hospital das Clínicas da USP.
Após o vislumbre da reabilitação neuropsicológica em tais experiências profissionais, busquei a formação em Reabilitação Neuropsicológica pela Divisão de Neurologia do Hospital das Clínicas da USP.
A fim de melhorar meu atendimento neuropsicológico e psicológico, especialmente a crianças e adolescentes, realizei curso de Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psiquiatria da USP, e cursos voltados ao aprofundamento da prática clínica tanto pautados na psicologia analítica como na terapia cognitivo comportamental.
Por isso minha prática clínica é pautada no profissionalismo e no respeito ao ser humano que está diante de mim, sempre levando em consideração suas inúmeras dimensões de existência.
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Doutora Maíra Babo
A psicologia começou fazer sentido para mim desde a adolescência quando percebi que corpo e mente estão em constante comunicação e se influenciando mutuamente. Desde muito cedo soube o caminho profissional que seguiria: psicologia em interface com o corpo, por isso a escolha da universidade foi criteriosa. Após concluir a graduação pela Universidade Federal de São Paulo, iniciei meus estudos e práticas clínicas como psicóloga no Programa de Atendimento e Estudos da Somatização do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, onde pude praticar o atendimento psicológico a questões envolvendo corpo e mente. Essa interface me suscitou cada vez mais curiosidade e após muito estudo da psicologia analítica, resolvi buscar algo mais voltado para o funcionamento neurológico, e foi quando iniciei minha formação em neuropsicologia – minha paixão profissional – pela Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da USP. Em conjunto com essa formação participei de projetos de pesquisa e atendimento neuropsicológico a pessoas portadoras do vírus da Hepatite C no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, e em seguida a crianças e pessoas vítimas de traumatismo cranioencefálico no Instituto Central do Hospital das Clínicas da USP. Após o vislumbre da reabilitação neuropsicológica em tais experiências profissionais, busquei a formação em Reabilitação Neuropsicológica pela Divisão de Neurologia do Hospital das Clínicas da USP. A fim de melhorar meu atendimento neuropsicológico e psicológico, especialmente a crianças e adolescentes, realizei curso de Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psiquiatria da USP, e cursos voltados ao aprofundamento da prática clínica tanto pautados na psicologia analítica como na terapia cognitivo comportamental. Por isso minha prática clínica é pautada no profissionalismo e no respeito ao ser humano que está diante de mim, sempre levando em consideração suas inúmeras dimensões de existência.

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