A atenção no processo de aprendizagem
O cérebro não tem a necessidade e nem mesmo a capacidade de processar todas as informações que chegam até ele. É através da atenção que ele pode focar em estímulos importantes, ignorando os que são desnecessárias, como por exemplo ao ler esse texto todos os barulhos, cheiros ou pessoas passando ao seu lado estão sendo relevados pelo seu cérebro.
Entretanto é importante ressaltar que a atenção é um processamento complexo e requer a ativação de inúmeras áreas cerebrais, começado pelo Locus Ceruleus, localizado no mesencéfalo, que é responsável pela produção de noradrenalina, o neurotransmissor que regula o estado de alerta do organismo. O estado de alerta influencia significativamente os processos atencionais, durante a sonolência o
funcionamento da atenção fica prejudicado, por outro lado, um estado de alerta extremo, como em uma condição ansiosa, pode alterar tal processamento e consequentemente a aprendizagem. Por isso é de extrema importância a regulação e saúde do sono, bem como o tratamento adequado com psicoterapia ou acompanhamento psiquiátrico diante de quadros de ansiedade.
Além do controle da vigilância, é necessário que o cérebro desligue do foco atencional e de um determinado alvo, e o desloque para outro ponto mais importante naquele momento; como já foi exemplificado: ignorar os sons externos para focar nessa leitura. E aqui temos o segundo circuito cerebral envolvido na atenção, localizado no córtex parietal.
E finalmente, é necessário a manutenção da atenção, ou seja, sustentá-la por determinado período, como por exemplo, o tempo da duração de uma aula. Esse é o terceiro circuito envolvido, o circuito executivo, que é processado no córtex frontal, em uma região chamada Giro do Cíngulo. É nesse terceiro momento que se ativam mecanismos de auto regulação, como a capacidade de modular o comportamento de
acordo com as demandas do ambiente e por isso é bastante importante na aprendizagem formal.
É nesse momento que é possível auxiliar estudantes de qualquer faixa etária de uma forma mais interventiva. O cérebro é um dispositivo criado ao longo da evolução para observar o ambiente e apreender aquilo que for importante para a sobrevivência. O indivíduo prestará mais atenção no que julgar significante, no que faça algum sentido para o contexto em que ele vive, por isso de forma inconsciente ou consciente sempre surgirá a pergunta: para que aprender isso? Nesse sentido, ligar conteúdos novos ao contexto de vida do aluno ou a algo que ele já tenha apreendido antes e
que tenha feito algum sentido, facilita bastante o processamento atencional e consequentemente a retenção da informação.
E por último, além da regulação do sono, cuidado com a ansiedade e sentido no que está se estudando, é importante lembrar que a ativação de circuito neurais específicos para manutenção do foco dura apenas um período, e após algum tempo a tendência é que a atenção seja desviada por outros estímulos do ambiente ou internos, como pensamentos. Portanto, a pausa para descanso durante aulas ou estudo é de extrema importância.