Sucesso e Felicidade
Frequentemente me deparo com pessoas no consultório que tem sucesso, mas não são felizes. E a cada caso, fica mais evidente o quanto esses dois conceitos tão distintos se misturaram na sociedade atual.
Pessoas, inclusive jovens, que muito cedo alcançaram posições de liderança profissional, reconhecimento financeiro, proficiência em línguas, viajaram, tem imóveis próprios e vivenciam tudo isso com uma imensa frustração porque ao alcançarem o sucesso, mas não encontraram felicidade.
Pessoas que ao longo de suas vidas entenderam que precisariam ser muito bons profissionais, acadêmicos… para ter bons rendimentos financeiros, mas não se deram conta de que nessa sucessão infindável de “ser e ter” se perderam.
Perderam possibilidades de autoconhecimento, de reconhecerem os valores que os satisfazem e o que realmente importam. Focaram de maneira demasiada em objetivos concretos e se tornaram solitários.
Não entenderam que o sucesso foi associado a ideia de “ser e ter” e que na prática, felicidade tem pouco a ver com isso. Felicidade está relacionada ao que nos aconchega, nos acolhe, nos satisfaz, nos realiza, nos “aquece”.
Então, busque sucesso, percorra um caminho sendo e tendo o melhor. Consciente de que a felicidade não é o fim dele, mas precisa dia a dia ser construída e será melhor reconhecida nas “pausas” que precisarão existir ao longo do caminho.