É tristeza ou depressão?
Depressão é um termo que passou a ser freqüentemente utilizado e empregado como sinônimo de tristeza.
Entretanto, há diferenças importantes entre depressão e tristeza, que merecem ser consideradas para podermos entender o que acontece com as nossas emoções e conseqüentemente, termos qualidade de vida.
A tristeza é uma reação emocional natural e compatível com fatos que de algum modo nos desagradam, frustram, decepcionam. Situações que fogem ao nosso controle ou não ocorrem conforme esperávamos. É compreensível sentirmos tristeza dia diante de um diagnóstico difícil, uma morte, demissão, divórcio, ou adoecimento de um filho, por exemplo. É a resposta emocional natural, que te auxiliará na elaboração daquele fato.
Já a depressão, é uma doença caracterizada por alguns sintomas, dentre eles a apatia, o choro fácil, desmotivação, irritabilidade, entre outros. E é um quadro exatamente oposto a quando o indivíduo sente “apenas tristeza”, já que na depressão, não há de maneira explícita um “objeto” causador do sofrimento, uma razão, um motivo claro, um gatilho. A vida segue “normal”, entretanto, a pessoa tem uma sensação de vazio, de perda de sentido e o sentimento de tristeza é profundo.