5 frases para NÃO dizer a um ansioso
A ansiedade é caracterizada como um sentimento que gera tensão, excesso de pensamentos/reflexões antecipatórias. É uma condição natural do ser humano, imprescindível para proteção, mas que em excesso, pode se tornar patológica. Abordaremos 5 aspectos comuns de serem abordados com pessoas ansiosas. Nesses discursos, a intenção principal muitas vezes é ajudar, mas o efeito gerado pode ser completamente contrário:
1 – Se acalme!
Qualquer um que já ouviu isso estando nervoso, sabe o quanto a frase é improdutiva. A pessoa não é ansiosa porque quer, não começa uma crise de ansiedade voluntariamente. Então pedir para ela se acalmar, é gerar mais uma pressão para alguém que já está tensionado e com medo.
2 – Não seja dramático!
Minimiza os sentimentos de quem está sofrendo, nunca é uma boa alternativa. Podemos inclusive, não nos ater apenas aos ansiosos para refletir sobre essa frase; diminuir os sentimentos de uma pessoa em qualquer condição, a fará se sentir menosprezada e desqualificada. A intensidade da dor e desconforto do outro, só ele conhece e isso precisa ser respeitado.
3 – Não vai acontecer nada de ruim.
O futuro se faz a partir de uma série de circunstâncias, das quais exercemos pouco ou nenhum tipo de controle. Afirmações como essa partem de uma condição da qual você não pode garantir e alguém que se apoie nisso, será infantilizado.
4 – Evite pensar nisso!
Quanto mais nos esforçamos para não pensar em algo, mais esse pensamento nos invade e ocupa nossa cabeça. E se tratando de um ansioso, provavelmente se sentirá ainda mais tenso pressionado.
5 – Beba alguma coisa para esquecer!
O uso de álcool ou substâncias em geral, como forma de administrar a ansiedade é uma condição de risco. Não há limite seguro para o consumo de álcool e esse uso vai camuflar a necessidade de que a pessoa encontre maneiras, mecanismos para lidar de uma forma assertiva com a própria ansiedade.