Quem foi Wilhelm Dilthey
Wilhelm Dilthey (1833-1911) foi um filósofo alemão, reconhecido por seu trabalho visando a distinção entre as Ciências Naturais e as Ciências Humanas. Ocupou o título de professor catedrático da Universidade de Berlim desde 1882 até sua morte em 1911.
A distinção entre o estudo da Ciência Natural e Humana
Dilthey, nos seus primeiros anos de trabalho, debruçou-se sobre a divisão entre aquilo que é natural, ou “explicável”, e aquilo que é humano, ou “compreensível”. Um explicação é algo que é derivado a partir de inferências, e é generalizável, racional — como o estudo de elementos que interagem de maneira regular. Por outro lado, o compreensível é aquilo que tem significado, e cujo significado só pode ser apreendido se colocado num contexto histórico-social. Assim, as ciências humanas necessitariam de método próprio para seu estudo, sendo marcado por este aspecto histórico (temporal) e “relativo”.
Hermenêutica
A palavra hermenêutica vem do grego: “traduzir”, “interpretar”. Assim é a teoria da interpretação ou compreensão. A idéia da hermenêutica é de um círculo: o todo só pode ser compreendido pelo estudo das partes, e as partes só podem ser compreendidas por sua relação com o todo. Assim, a expressão humana deve ser colocada em seu contexto histórico para ser compreendida — seja na história do indivíduo (sua biografia), seja em sua época e sociedade. Aquilo que acontece na vida é sempre associado a significados, e os significados têm um nexo (coerência) que precisa ser interpretada dentro de um contexto.
Por exemplo: alguém que é conclui uma faculdade pode, frequentemente, passar por um período felicidade e satisfação com o sucesso. Outra pode sentir-se triste, com algo semelhante ao luto. Isto na significa que nenhuma delas tenha algum problema psiquiátrico. Compreender isto requer analisar as histórias, os significados de suas vivências: ao passo que uma pessoa pode ficar contente pela liberdade e novas perspectivas de trabalho após concluir a faculdade, outra pode sentir-se triste em perder aquele espaço e as pessoas daquele contexto.
A importância das Ciências Humanas para a Psiquiatria
A psiquiatria é uma área médica que não só lida com os aspectos biológicos do homem, mas, acima de tudo, com sua expressão e vivências. Não é possível dissociá-los, e só tendo em vista o todo do paciente pode-se procurar caminhos éticos para o cuidado.
Bibliografia:
Makkreel, Rudolf, “Wilhelm Dilthey”, The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Winter 2020 Edition), Edward N. Zalta (ed.), forthcoming
Scocuglia, Jovanka Baracuhey Cavalcanti. (2002). A hermenêutica de Wilheim Dilthey e a reflexão epistemológica nas ciências humanas contemporâneas. Sociedade e Estado, 17(2), 249-281.
Se precisa de ajuda ou está com dúvidas, não deixe de se consultar com profissionais que podem te ajudar.
Entre em contato com os nossos profissionais clicando aqui.