Transtorno de Personalidade Esquizóide
No texto da semana passada começamos a abordar o tema da personalidade e de seus transtornos. Vimos que a personalidade engloba um conjunto de traços que caracterizam a relação da pessoa consigo mesma, com as outras pessoas e com o mundo.
Também foram pontuados os múltiplos fatores que participam na constituição da personalidade (biológicos, psicológicos, sociais, culturais). Quando as características da personalidade se tornam rígidas e inflexíveis, acarretando sofrimento e prejuízos ao indivíduo, deve-se pensar em um transtorno de personalidade.
Por fim, foi mostrada uma divisão dos principais tipos de personalidade, divididos em 3 grupos.
Hoje começaremos a discutir cada tipo de transtorno de personalidade, descrevendo suas principais características. O primeiro a ser abordado será o transtorno de personalidade esquizoide, que é um dos representantes do grupo A. Para relembrar, esse grupo é caracterizado pelas personalidades consideradas mais excêntricas e com pouco contato social.
O transtorno de personalidade esquizoide é caracterizado por um padrão de retraimento social, ou seja, por indivíduos que tendem a ser mais isolados, a preferir atividades mais solitárias e a disfrutar pouco de relações íntimas, tanto com amigos quanto com familiares. Tendem a ser descritos como tímidos, reservados, introvertidos e parecem ter pouco prazer em atividades com outras pessoas. Desse modo, geralmente evitam conversas espontâneas e intimidade.
Além disso, no transtorno de personalidade esquizoide, indivíduos costumam ter uma menor expressão afetiva. Ou seja, aparentam ser mais frios, emocionalmente distantes e a demonstrar indiferença aos elogios e críticas. Em geral, demonstram pouco interesse em metas e pouco apego a objetivos específicos, não se envolvendo em atividades competitivas. Por outro lado, é comum se interessarem bastante por teorias metafísicas, matemática ou astronomia.
É válido lembrar que só será considerado um transtorno de personalidade se esses traços se mostrarem mal-adaptativos, com sofrimento e prejuízos ao sujeito.
Ao longo das próximas semanas continuaremos abordando os diferentes tipos de transtornos de personalidade, conforme a divisão nos grupos.
Grupo A – indivíduos que tendem a ser mais excêntricos e com pouco contato social
- Esquizotípico
- Esquizoide
- Paranoide
Grupo B – indivíduos que tendem a ser mais impulsivos e com comportamentos mais instáveis e erráticos
- Narcisista
- Borderline
- Histriônico
- Antissocial
Grupo C – indivíduos que tendem a ter maior necessidade de controle das relações e do ambiente, com ansiedade mais elevada
- Obsessivo-compulsivo
- Dependente
- Evitativo
BIBLIOGRAFIA
Sadock, B; Sadock, V; Ruiz, P. Compêndio de Psiquiatria – Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica. 11ª edição. Porto Alegre : Artmed, 2017. Capítulo 22 – Trantornos de Personalidade. Pp. 742-762.
Tavares, H; Ferraz, RB; Bottura, HML. Capítulo 29 – Transtornos de Personalidade. In: Forlenza, OV; Miguel, EC (ed). Compêndio de Clínica Psiquiátrica. Barueri, SP : Manole, 2012. Pp. 511-526.
2 Comments
Sueli
Boa tarde! Faço o tratamento em casa, Nunca fui internada porém faço uso de seis comprimidos por dia ao todo 20 mg de olanzapina 80 mg de altura e mais uma medicação para os nervos 3 comprimidos 800 mg cada comprimido, após ter feito a ressonância magnética do cérebro. Tenho uma família maravilhosa que me ajuda desde os 18 anos estou há 1 mês neste tratamento com esta dosagem.. Está no momento de fazer a psicoterapia?
Anete Mancini
Muito bom. Obrigada