Psicopatia: quando as emoções parecem não existir
Com freqüência somos surpreendidos com a divulgação de crimes que ultrapassam nossa capacidade de imaginação. Características como frieza, manipulação, ausência de moral, culpa, nos chocam e logo é citado esse personagem tão intrigante: “o psicopata”.
A Psicopatia ou Sociopatia é um dos diversos Transtornos de Personalidade catalogados no Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition [DSM-5], mais precisamente definida como Transtorno de Personalidade Antissocial. Trata-se de um padrão persistente de comportamento caracterizado por desrespeito e violação do direito de outras pessoas. O diagnóstico só é realizado a partir dos 18 anos, mas suas características devem ser observadas desde os 15, sendo elas:
- 1. Fracasso em ajustar-se às normas sociais relativas a comportamentos legais, conforme indicado pela repetição de atos que constituem motivos de detenção.
- 2. Tendência à falsidade, conforme indicado por mentiras repetidas, uso de nomes falsos ou de trapaça para ganho ou prazer pessoal.
- 3. Impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro.
- 4. Irritabilidade e agressividade, conforme indicado por repetidas lutas corporais ou agressões físicas.
- 5. Descaso pela própria segurança ou de terceiros.
- 6. Irresponsabilidade reiterada, conforme indicado por falha repetida em manter uma conduta consistente no trabalho ou honrar obrigações financeiras.
- 7. Ausência de remorso, conforme indicado pela indiferença ou racionalização em relação a ter ferido, maltratado ou roubado outras pessoas.
Se precisa de ajuda ou está com dúvidas, não deixe de se consultar com profissionais que podem te ajudar.
Entre em contato com os nossos profissionais clicando aqui.