O que é emoção?
Existem várias definições de emoção, mas de maneira geral, podemos dizer que as emoções são sensações que ocorrem em resposta a uma experiência momentânea, que provoca uma série de alterações no nosso funcionamento psicológico e fisiológico, nos preparando para uma ação.
Essa experiência que provoca uma emoção pode ser externa, ou seja, decorrente da nossa interação com o ambiente, ou interna em resposta a pensamentos e memórias.
São exemplos dessas situações e emoções:
- O medo quando estamos diante uma situação de perigo: imagine sua reação se estivesse cara a cara com um animal que pode lhe atacar – um leão, uma cobra, um tubarão!
- A tristeza ao lembrar a perda de um ente querido.
E porque as emoções são importantes?
As emoções estão profundamente ligadas à sobrevivência humana. Elas são respostas automáticas, rápidas, que nos impulsionam a solucionar problemas como em uma situação de luta e fuga, e a nos comunicarmos de maneira mais eficiente com outros da nossa espécie. Por exemplo, através da empatia e expressão corporal.
Quais são as emoções principais?
Existe uma gama ampla de emoções, porém aqui destacarei as principais emoções caracterizadas como primárias e secundárias. As emoções primárias ou universais são aquelas inatas, relacionadas à vida instintiva. São elas o medo, a raiva, a tristeza e a alegria. Posteriormente também foram adicionados a essa lista as emoções de repulsa e surpresa. As emoções secundárias, são aquelas adquiridas ao longo da vida, relacionadas à cultura e as experiências sociais (família, religião, sociedade); por isso também são chamadas de emoções sociais e adquiridas.
Se precisa de ajuda ou está com dúvidas, não deixe de se consultar com profissionais que podem te ajudar.