Como lidar com a raiva? 6 dicas que podem te ajudar
A raiva é uma emoção humana, que traz um aumento de energia repentino para nosso corpo. Todos nós a sentimos. Ela é importante para reconhecermos injustiças ou agressões e nos ajudar a defender nossos limites e próprios interesses.
É uma emoção normal, e tudo bem senti-la, mas ela pode passar a criar problemas para a saúde quando aparece o tempo todo ou quando saímos do controle enquanto a sentimos.
A raiva sem controle pode ser prejudicial para nossa saúde e nossos relacionamentos. O primeiro passo para lidar com ela é reconhecer seus sinais de alerta. Se você souber identificar o momento em que está ficando com raiva, vai ser mais fácil reduzir o processo antes de você estourar ou das coisas saírem do controle.
Lidando com a raiva: o primeiro passo é identificar os seus sinais!
- Coração acelerado;
- Respiração rápida e superficial;
- Sensação de calor ou suor frio;
- Sensação de rosto quente;
- Dor de cabeça ou no pescoço;
- Tensão nos braços, costas, mandíbula, pescoço ou ombros.
Ao identificar esses sinais, é importante fazermos alguma coisa para liberar ou neutralizar essa energia.
Lidar com a raiva: 6 dicas que podem te ajudar
Respire
Volte a tomar controle do seu corpo, oxigenando-o. Observe a respiração, e tente ir aumentando o tempo de inspiração e expiração. Se puder, preste atenção na sua expiração, isso pode ajudar a eliminar um pouco da tensão. Você também pode também fazer visualizações ao mesmo tempo em que respira e inspira: imagine que inspira ar azul e expira ar vermelho.
Conte até dez
Parece bobo, mas conte devagar até dez. Isso ajuda a aliviar a tensão porque sua mente fica direcionada a uma tarefa específica e isso pode ajudar seu corpo a se acalmar e reduzir aquele fervor que se elevou repentinamente. Uma estratégia mais efetiva é olhar no relógio ou cronometrar no celular dois minutos, observando o tempo passar. Assim, você tem tempo para pensar antes de falar ou fazer algo que podia se arrepender posteriormente.
Mantenha um diário
É mais fácil lidar com a raiva quando sabemos por que estamos sentindo essa emoção. Busque anotar os momentos em que sentiu raiva, quais os fatores envolvidos, quais os pensamentos que vieram e como você reagiu a tudo isso. Depois, tente estabelecer padrões. Privação de sono, fome ou muito trabalho podem contribuir para sentir as coisas com mais intensidade.
Converse
Se a raiva tem a ver com alguém e você já entendeu por que isso afeta tanto você, após se acalmar um pouco, busque compartilhar essa situação com ela. É possível falar de modo positivo e construtivo. Tente começar com “eu me sinto/me senti … quando …”.
Pratique atividade física
Quando você tem esse hábito, o seu corpo aprende a lidar com o cortisol e a adrenalina da raiva de um modo mais rápido do que um sedentário. Caso isso esteja acontecendo e você não seja alguém que se exercita, suba e desça escadas, faça polichinelos, corra. Isso pode ajudar a dissipar o aumento de energia da raiva.
Busque ajuda
Você não precisa lidar com isso sozinho. Lembre-se: somos todos humanos e às vezes deixamos que a raiva nos domine. Mas, nem por isso, devemos permitir que a raiva controle nossas relações.
Às vezes, compartilhar essas situações com alguém pode te ajudar a entender o que está acontecendo e a mudar as suas reações quando as emoções aparecem. Um profissional em saúde mental pode fazer toda a diferença caso você esteja tendo dificuldades com isso.
Se precisa de ajuda ou está com dúvidas, não deixe de se consultar com profissionais que podem te ajudar.