Big Five – Traços de personalidade
Os traços de personalidade são características psicológicas dos indivíduos que representam tendências relativamente estáveis na forma de pensar, sentir e agir dessas pessoas. Esses traços de personalidade estão presentes desde a infância e são passíveis de mudanças através da interação das pessoas com seu meio social, o qual pode favorecer ou não favorecer o desenvolvimento e a perpetuação de alguns desses traços de personalidade.
Os traços comuns da personalidade podem ser descritos por cinco dimensões da personalidade, é o chamado Modelo dos Cinco Grandes Fatores ou Big Five. São eles:
– Neuroticismo: é a tendência para experenciar emoções negativas, como raiva, ansiedade e tristeza. Pessoas com alto neuroticismo têm uma tendência a viver as situações com maior carga emocional negativa e com duração maior desses sentimentos, sendo mais vulneráveis, por exemplo, a situações de estresse.
– Extroversão: é caracterizada por emoções positivas e pela tendência para procurar estimulação e a companhia dos outros. Pessoas com altos níveis de extroversão gostam de estar em grupos, e são usualmente vistos como sendo cheios de energia. Pessoas com baixos níveis de extroversão tendem a ser mais calmos, ponderados e com menor envolvimento com o mundo social.
– Agradabilidade: é a tendência para ser compassivo e cooperante. Pessoas com altos níveis de agradabilidade geralmente são preocupadas com o bem estar dos outros, respeitosos e amigáveis; eles também têm uma visão otimista da natureza humana. Já aqueles com níveis menores de agradabilidade em geral são pessoas mais focadas em si, podendo até serem mais desconfiados das intenções das outras pessoas.
– Conscienciosidade: é a tendência para mostrar disciplina, seguir padrões, ordens e regras. Este traço mostra uma preferência pelo comportamento planejado em vez do comportamento espontâneo e está associado à capacidade de auto- controle.
– Abertura a novas experiências: é um traço que indica disposição e habilidade para lidar com novas vivências. É comum em pessoas que gostam de correr riscos e que se acostumam facilmente a situações dinâmicas. As pessoas com menores níveis de abertura para o novo em geral são mais rígidas, preferem rotinas e tem maior dificuldade de adaptação a mudanças.
Todos nós temos níveis diferentes dessas características, estruturando assim nossa personalidade e um padrão de vivenciar emoções e situações. Esses traços de personalidade também são importantes como fatores de risco no desenvolvimento de alguns transtornos mentais, como depressão, transtornos de ansiedade, e alterações na personalidade, como o transtorno de personalidade anti-social.