O que é reserva cognitiva?
Termo proposto por Yaakov Stern (2012) que se refere à capacidade do sistema nervoso central para lidar com danos de diferentes etiologias à sua estrutura, isto é, diz respeito à resistência da mente a possíveis lesões no cérebro.
Portanto, ela modera a relação entre disfunção no sistema nervoso central e seus desfechos cognitivos e comportamentais (Stern, 2012). Stern (2012), em uma revisão sobre as relações entre reserva cognitiva e envelhecimento, sugere que a educação formal é um determinante importante da reserva cognitiva, pois indivíduos com escolarização formal inferior a oito anos apresentam probabilidade duas vezes maior de desenvolver demência.
Dados de uma revisão apresentada por Meng & D’Arcy (2012) indicam correlação importante entre reserva cognitiva e prevalência de demência em escala mundial: países com melhor desenvolvimento socioeconômico, renda per capita e escolarização formal apresentam menor prevalência de demência, com efeitos ainda mais expressivos em longo prazo (Prince et al., 2013). Dessa forma, a escolarização formal é um fator importante para a qualidade do envelhecimento funcional do sistema nervoso central.
________
Fonte: Malloy-Diniz, L. F. Neuropsiologia: Aplicações Clínicas. 2016.