VOCÊ SABIA QUE A GRATIDÃO PODE ALTERAR O SEU CÉREBRO?
Essa época do ano é ótima para exercitarmos a gratidão! Isso mesmo, ao contrário do que algumas pessoas pensam, que quem é grato já nasce assim, podemos aprender a nos tornar mais gratos e exercitar nosso cérebro a perceber mais as coisas boas em nossa vida!
Às vezes tudo pode parecer tão ruim que parece que não temos nada o que agradecer, isso porque nós seres humanos tendemos a reter mais as coisas negativas do que positivas. Mas podemos reaprender a dar valor às pequenas coisas positivas. E olhe só, se você está conseguindo ler essa mensagem está aí algo para agradecer!
E mais, quando exercitamos a gratidão, áreas específicas do nosso cérebro são ativadas, liberando substâncias como dopamina e ocitocina, que produzem sensação de bem-estar. Além disso, estudos mostram que a prática regular de gratidão provoca alterações duradouras no nosso cérebro, o que pode ser responsável por uma percepção mais positiva da vida!
Pesquisas recentes também mostram que exercitar a gratidão ajuda em uma série de condições, como ansiedade, insônia e depressão entre outros.
Portanto, ser grato diariamente é um instrumento valioso para enxergarmos a vida “pela metade do copo mais cheio”. Para isso, existem meditações específicas focadas na gratidão mas também pequenos exercícios diários de parar e agradecer já geram benefícios. Faça o teste de todos os dias listar pelo menos 5 coisas pelas quais você é grato e surpreenda-se. Não precisa ser nada extraordinário. Sinta-se grato por uma noite bem dormida, por sua saúde, por chegar em casa seguro, por estar um dia lindo, pela comida gostosa, etc etc etc.
E então, pelo que você é grato???