Primeiros passos no tratamento do portador de Doença de Alzheimer
Um dos primeiros passos a ser realizado no tratamento da doença de Alzheimer é fornecer informações ao paciente, seus familiares e cuidadores. É fundamental que as dúvidas sejam esclarecidas, entretanto é frequente que não seja possível fornecer todas as informações na primeira consulta. Ademais, as informações necessárias podem variar conforme os estágios da doença.
É importante compreender que as alterações psicológicas e comportamentais fazem parte da doença de Alzheimer, ou seja, decorrem das modificações no sistema nervoso. Assim, as dificuldades que aparecem nos contextos sociais não são decorrentes de teimosia ou preguiça, ou porque a pessoa é “difícil”.
Os portadores de doença de Alzheimer devem sempre ser tratados com dignidade. É fundamental saber que independentemente da demência, as pessoas mantêm necessidades físicas, emocionais e sociais. Ficar atento a elas auxilia na promoção de uma melhor qualidade de vida.
Ademais, deve-se explicar sobre o caráter progressivo da doença, sobre os possíveis tratamentos, no que eles podem ajudar e quais são seus limites. Com o avanço da doença é comum a pessoa começar a se apresentar dependente para algumas tarefas do cotidiano ou para seus cuidados. Entretanto, apesar de apresentar dependência para alguns aspectos, ela pode se mostrar independente para vários outros por um longo tempo ainda.
Por fim, é importante que a portador de doença de Alzheimer possa opinar sobre seus cuidados e atividades diárias, tendo em vista seus valores, seus hábitos e sua capacidade de tomada de decisão.
Bibliografia: Mast, BT; Yochim, BP. Doença de Alzheimer e demência. 1 ed. São Paulo : Hogrefe, 2019.