Afinal, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo tem cura?
O Transtorno Obsessivo Compulsivo, também chamado de TOC, costuma ser caracterizado por pensamentos irracionais (obsessões) que causam intenso desconforto subjetivo, incluindo nojo, medo, angústia e ansiedade.
Com o objetivo de tentar minimizar essa experiência desconfortável causada pelos pensamentos obsessivos, o sujeito com TOC realiza diversas compulsões, entre elas repetir o mesmo comportamento de maneira excessiva, lavar as mãos, arrumar o quarto e etc.
O tratamento medicamentoso aliado a Terapia Cognitivo Comportamental é a linha padrão-ouro para reduzir os sintomas. Os avanços em medicina e neuropsicologia permitem a cada dia compreender melhor o transtorno, incluindo seus fatores de desenvolvimento a vulnerabilidade genética, funcionamento cerebral e traços de personalidade associados à doença.
Com o tratamento adequado, o paciente pode experimentar uma redução significativa dos sintomas, incluindo, em alguns casos, a remissão completa dos sintomas durante anos. Dessa forma procure um especialista, afinal nunca é tarde para ser feliz.