Veja alguns sinais de alto risco para a esquizofrenia
A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico com potencial de grande impacto na vida do sujeito, gerando a diminuição da qualidade de vida e da produtividade.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM 5) a esquizofrenia se caracteriza por pelo menos dois dos seguintes sintomas:
- Delírios: crenças inflexíveis, que não mudam a partir de dados da realidade e que são vistas como bizarras pela comunidade do sujeito;
- Alucinações: experiências sem a presença de um estímulo externo, como ouvir vozes ou ver coisas não presentes;
- Desorganização de discurso e comportamento;
- Baixa expressão emocional e motivação.
É possível ainda notar prejuízo em áreas da vida como relacionamentos interpessoais, trabalho e autocuidado em comparação ao funcionamento anterior ao início do quadro.
Intervenção precoce
Com os avanços das pesquisas, diversos cientistas sugerem que existem alguns sinais que ocorrem antes do aparecimento do transtorno e, assim, uma intervenção precoce pode evitar o agravamento ou apresentação dele.
Veja alguns exemplos de sintomas indicativos, que para serem considerados importantes devem ser acompanhados por declínio visível no funcionamento da pessoa ou baixo desempenho nas áreas da vida mantido ao longo do tempo (Yung e colegas, 2005),:
- Histórico familiar de psicose ou possuir diagnóstico ou sinais de transtorno de personalidade esquizotípica;
- Ter tido episódio psicótico transitório (menos de uma semana de duração e retorno à normalidade sem intervenção profissional): alterações no tipo de coisa que a pessoa pensa (exemplo: achar ter poderes especiais, pensar que outros querem fazer mal a si etc.); desorganização de discurso, distorções de percepção (alucinações ou ilusões)
- Sintomas psicóticos atenuados: presença de sintomas de psicose, como os descritos na esquizofrenia, porém de forma breve, sem duração ou intensidade suficiente para ser classificado como esquizofrenia.
Se você ou alguém que você conhece possui esses sinais, isso não significa que o quadro necessariamente irá evoluir para a esquizofrenia. Entretanto, isso indica que você estaria dentro de uma classificação de alto risco para o desenvolvimento desta disfunção e, portanto, a busca de avaliação e ajuda profissional pode ser uma prevenção importante para sua saúde mental.
Bibliografia
American Psychiatry Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental disorders – DSM – 5. 5th.ed. Washington: American Psychiatric Association, 2013.
Yung AR, Yuen HP, McGorry PD, Phillips LJ, Kelly D, Dell’Olio M, Francey SM, Cosgrave EM, Killackey E, Stanford C, Godfrey K, Buckby J. Mapping the onset of psychosis: the Comprehensive Assessment of At-Risk Mental States. Aust N Z J Psychiatry. 2005; 39(11-12):964–971.