Discalculia: quando a dificuldade em matemática pode ser explicada pelo cérebro
O desempenho nas competências matemáticas pode representar diversos impactos em diferentes níveis, indo muito além do resultado abaixo da média no boletim escolar. Sabe-se que os países que estimulam estudantes na matemática possuem um potencial de desenvolvimento nas áreas de ciência e tecnologia.
Quando falamos em desempenho matemático abaixo do esperado, devemos considerar a importante diferença entre dificuldade de aprendizagem e transtorno da aprendizagem:
Dificuldade de Aprendizagem → Pode estar relacionada a problemas na proposta pedagógica, ansiedade ou problemas de comportamento como baixa motivação.
Transtorno Específico da Aprendizagem → Corresponde ao grupo de transtornos do neurodesenvolvimento, mas não está relacionado diretamente com a inteligência. A origem biológica inclui uma interação de fatores que influenciam a capacidade do cérebro para perceber ou processar informações verbais ou não verbais com eficiência e exatidão.
A Discalculia do desenvolvimento é um dos Transtornos Específicos da Aprendizagem que dificulta o sujeito em alcançar sucesso na aprendizagem da matemática, incluindo cálculos básicos que são essenciais na rotina.
Imagine o impacto de uma pessoa acreditar que R$ 19,99 corresponde a mais dinheiro quando comparado a R$30,00. Serão situações embaraçosas no seu dia a dia que podem atrapalhar inclusive a possibilidade de colocação profissional.
O diagnóstico da discalculia, essa alteração cerebral que prejudica a aquisição das competências matemáticas, é realizada por uma equipe de especialistas, especialmente pelo neuropsicólogo ou neurologista.
Caso você conheça alguém com dificuldades graves e persistentes em matemática indique a leitura desse artigo. Atualmente há diferentes técnicas de estimulação cerebral não invasiva que diminuirão fortemente as dificuldades enfrentadas.
Na dúvida, procure um especialista. Afinal, nunca é tarde para ser feliz.