Desmistificando o Transtorno Opositivo Desafiador – TOD
Atualmente muito têm-se discutido nas mídias e redes sociais sobre comportamento infantil. Há um intenso debate sobre quais estratégias educacionais realmente são eficazes, especialmente com crianças que questionam frequentemente figuras de autoridade.
Brigas com o irmão (mais novo ou mais velho), alguns episódios de birras e comportamentos contra as regras é algo relativamente comum no desenvolvimento infantil. Mas o que fazer quando tais comportamentos ocorrem de maneira persistente e geram um prejuízo prático para a criança, sua família e pessoas ao redor?
Aproximadamente 3% da população infantil possui o Transtorno Opositivo Desafiador, também chamado de TOD. A principal característica do comportamento é um padrão de humor raivoso e irritável, além de questionar figuras de autoridade, e em alguns casos a presença de índole vingativa. Para que a criança realmente seja caracterizada com o TOD, esse padrão de comportamento deve estar presente no mínimo por 6 meses.
O diagnóstico de TOD deve ser conduzido por um profissional especialista em saúde mental e psicopatologia infantil, já que tais sintomas são facilmente confundidos com ansiedade e com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Outra importante contribuição do especialista ao estabelecer um diagnóstico eficaz, inclui:
- Desenvolver plano de tratamento individualizado;
- Habilitar a família em como estabelecer uma comunicação assertiva e eficaz com a criança;
- Orientar a escola na adoção de estratégias em prol do desempenho acadêmico;
- Excluir a possibilidade de outros quadros diagnósticos comum como o déficit de atenção;
- Iniciar a psicoterapia individual.
Não há uma explicação única ou fator isolado que melhor defina a presença deste transtorno. Sabe-se que aspectos temperamentais do próprio sujeito, genética, dinâmica do ambiente e rotina familiar desestruturada estão presentes em muitos casos. Os prejuízos podem ir muito além do desempenho escolar, e influenciam negativamente a dinâmica família. Veja abaixo duas recomendações de livros para saber mais sobre o assunto:
- O reizinho da casa: Manual para pais de crianças opositivas, desafiadoras e desobedientes – Editora BestSeller.
- Seu adolescente desafiador – Editora Artmed.
1 Comment
Anete Mancini
Muito bom obrigada.