Mitos e Verdades sobre o Cérebro Humano
Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, o cérebro humano tornou-se um dos principais alvos de estudo ao redor do mundo.
Novas descobertas auxiliam principalmente os profissionais da saúde e educação a estabelecerem protocolos de intervenção que auxiliam as pessoas a alcançarem seus objetivos e metas, sejam pessoais, profissionais ou sociais.
Ao mesmo tempo, sabemos que o avanço da tecnologia pode gerar falhas na comunicação, especialmente no compartilhamento rápido de mensagens pelo celular e uso das redes sociais. Neste sentido, é muito comum surgirem verdadeiros mitos sobre nossa mente. Conheça alguns deles:
- Meditar realmente ajuda as pessoas?
Verdade: A meditação já é citada como técnica para gerenciamento da mente há mais de 5.000 anos. Com o decorrer da evolução humana, diferentes metodologias foram se desenvolvendo e atualmente há práticas específicas que não possuem qualquer conotação religiosa. A principal delas conhecida como “Atenção Plena” ou “Mindfulness” é amplamente estudada por instituições de excelência na área de neurociência como Harvard, MIT, Yale e a Universidade de Columbia.
- Uma criança pode nascer mais inteligente se a mãe escutar música clássica?
MITO: não há evidências científicas que escutar determinadas músicas poderia auxiliar no desenvolvimento da inteligência.
- Vacinar bebês muito pequenos aumenta o risco de autismo?
MITO: A vacinação infantil é de extrema importância para o desenvolvimento sadio da criança. Há diferentes pesquisas ao redor do mundo provando que as vacinas NÃO causam autismo.
- O lado esquerdo do cérebro seria responsável pelo raciocínio lógico e o direito pela criatividade e pensamentos livres?
MITO: Para atividades de alta complexidade como resolução de um cálculo matemático ou até mesmo a criação de um desenho, diferentes processos cognitivos ocorrem, incluindo atenção, memória, linguagem, processamento visual e etc. Neste sentido, diferentes áreas cerebrais são utilizadas ao mesmo tempo.
Escreva sua dúvida ou curiosidade sobre o cérebro humano no comentário que responderei com muita atenção. Afinal, conhecer a si mesmo, nunca é demais.
2 Comments
Marlucia
Achei muito interessante, e gostaria saber um pouco mais sobre, afetividade e como ela atinge o cérebro da criança ee com é produção de hormônios que nos traz a sensação de motivação, confiança e outros??
Anete Mancini
Obrigada