Refletindo sobre o amor próprio
Nos últimos posts o Dr. Luis Bozutti nos falou sobre o Transtorno da Personalidade Narcisista, cujo quadro é caracterizado por um padrão de autoimagem engrandecido sobre a própria pessoa. Mas você já parou para pensar, o que pode acontecer se você tiver uma baixa autoestima?
É importante lembrar que a autoestima vai muito além de ser “bonito(a)”, em ter um “corpo atraente” ou não. Por autoestima, considera-se como a pessoa estima a si mesma, incluindo enxergar suas forças e virtudes de maneira realista.
Imagino que neste momento você deve estar pensando: “Mas como ter uma autoestima saudável?” Veja algumas dicas práticas para você incorporar em sua rotina:
1. Reflita sobre seu estilo de vida – estimar a si próprio também é manter um ritmo de vida saudável, incluindo alimentação saudável e prática de esportes.
2. Avalie a qualidade de seus relacionamentos – mantenha em sua vida pessoas que ampliem sua experiência com o mundo. Negativismo e relacionamentos abusivos só lhe atrapalham.
3. Tenha um planejamento realista – Um erro comum que fazem as pessoas não atingirem seus objetivos e metas, sejam estes profissionais ou pessoais, é criar expectativas irrealistas. Dessa forma, coloque no papel ações práticas que podem ser iniciadas (e mantidas) que estejam alinhadas com os objetivos de curto, médio e longo prazo.
Muitas vezes, manter em ação as 3 dicas acima pode representar um verdadeiro desafio. A psicoterapia pode ser especialmente útil para que você estabeleça estratégias práticas para alcança-las, afinal, nunca é tarde para ser feliz.
1 Comment
Anete Mancini
Muito bom.