Transtorno de Personalidade Histriônica
Temos conversado nas últimas semanas sobre os transtornos de personalidade, que ocorrem quando as características da personalidade se tornam rígidas e inflexíveis, acarretando sofrimento e prejuízos ao indivíduo. Já conversamos sobre os transtornos inseridos no grupo A e no grupo C, e nas últimas 2 semanas temos abordado o grupo B, no qual se incluem os indivíduos que tendem a ser mais impulsivos e com comportamentos mais instáveis e erráticos. Falamos sobre o transtorno de personalidade antissocial e sobre o narcisista. Hoje abordaremos o transtorno de personalidade histriônica.
O termo histriônico remete ao histrião, que no teatro romano antigo era um ator que representava farsas da época. Isso se relaciona à característica principal desse transtorno, que é a busca incessante por atenção.
Desse modo, o sujeito tende a desempenhar uma miríade de comportamentos para se manter o centro das atenções, pois sentem importante desconforto quando isso não acontece. Tendem, por exemplo, a ter comportamento sedutor e provocativo, podendo até mesmo ser inadequado. Da mesma forma, costumam usar a aparência física e as vestes para atrair a atenção. Seu discurso tende a se mostrar dramático, florido, exagerado, impressionista, associado a várias gesticulações.
Nas relações pessoais costumam ser extrovertidos e se considerarem mais íntimos do que realmente são de fato. Ademais, seu comportamento tende a ser influenciado facilmente pelas circunstâncias e pelas pessoas ao seu redor. Igualmente suas emoções podem sofrer oscilações rápidas.
A despeito da procura incessante de ser o centro das atenções, esses indivíduos tendem a ter dificuldades em manter vínculos mais profundos e duradouros.
Na próxima semana conversaremos sobre o transtorno de personalidade borderline.
Grupo A – indivíduos que tendem a ser mais excêntricos e com pouco contato social
- Esquizotípico
- Esquizoide
- Paranoide
Grupo B – indivíduos que tendem a ser mais impulsivos e com comportamentos mais instáveis e erráticos
- Narcisista
- Borderline
- Histriônico
- Antissocial
Grupo C – indivíduos que tendem a ter maior necessidade de controle das relações e do ambiente, com ansiedade mais elevada
- Obsessivo-compulsivo
- Dependente
- Evitativo
BIBLIOGRAFIA:
Sadock, B; Sadock, V; Ruiz, P. Compêndio de Psiquiatria – Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica. 11ª edição. Porto Alegre : Artmed, 2017. Capítulo 22 – Trantornos de Personalidade. Pp. 742-762.
Tavares, H; Ferraz, RB; Bottura, HML. Capítulo 29 – Transtornos de Personalidade. In: Forlenza, OV; Miguel, EC (ed). Compêndio de Clínica Psiquiátrica. Barueri, SP : Manole, 2012. Pp. 511-526.
1 Comment
Anete Mancini
Obrigada. Muito bom