GESTALT-TERAPIA
Dentro da psicologia há muitas abordagens, de modo que as mais conhecidas acabam sendo a psicanálise e a cognitiva-comportamental. Como toda linha teórica, as abordagens costumam compreender e explicar o homem e o mundo de diversas maneiras. Aqui, o objetivo é tentar explicar de forma breve como a Gestalt-terapia funciona.
Leva-se em conta que muitas pessoas procuram terapia com expectativas e solicitações pouco realistas, como a espera de que o psicólogo irá resolver seu problema, colocando nele toda expectativa e responsabilidade e adotando uma posição passiva, ou esperando que sairá curado da terapia em poucas sessões.
O objetivo da Gestalt- terapia é a tomada de consciência por parte do paciente/cliente. Nessa perspectiva, a ideia é a de que o indivíduo passe a se dar conta de suas questões, bem como responsabilidades e assuma uma posição ativa e autêntica.
Em resumo, a Gestalt-terapia é uma abordagem humanista/existencial que acredita que as pessoas potencialmente têm todas as habilidades necessárias para solucionar seus problemas ou confrontar suas dificuldades, podendo levar uma vida criativa e satisfatória. No entanto, às vezes elas ficam paralisadas e precisam de alguma ajuda, devido a algo que interrompeu esse processo, fazendo com que a pessoa se sinta presa a padrões e crenças que a atrapalham. O objetivo da Gestalt é investigar e revelar como esses padrões ainda estão ativos e afetam a vida da pessoa, ajudando-a a ver mais claramente qual é a sua situação, descobrir que parte
você desempenha e buscar novas soluções e maneiras mais criativas de confrontar a dificuldade que está vivenciando.
Vale ressaltar que não se trata de uma abordagem melhor ou pior do que outra, pois na psicologia as abordagens, apesar de muitas vezes diferentes, tem o mesmo objetivo: o de auxiliar e servir de ferramenta para aquele que a busca.