Diálogo interno negativo: quando você só fala coisas ruins para si mesmo
Entende-se por diálogo interno à conversa que uma pessoa tem consigo mesma em sua mente. Trata-se, portanto, de pensamentos que pode incluir reflexões, autoavaliações e resoluções de problemas, por exemplo. Seja como for, desempenha um papel na forma como interpretamos e reagimos ao ambiente em que vivemos e da maneira em que comportamos.
Quando negativo, ou seja, quando o conteúdo que você fala para você mesmo é sempre ruim, severo e com ideias de menos valia, efeitos prejudiciais a saúde mental podem surgir. Dentre eles:
- Baixa autoestima: pensamentos negativos que se repetem como “Eu sempre falho”, ou “Eu não sou capaz”, corroem a imagem que tem de si mesmo e contribuem para um sentimento de inadequação e/ou de inferioridade.
- Ansiedade: com esses pensamentos sempre sendo alimentados, a presença de medos e preocupações aumentam, pois aumentam também os pensamentos catastróficos e cenários ruins que muitas vezes nem verdade são.
- Estresse: um diálogo interno muito crítico pode gerar níveis altos de estresse, já que a pessoa
está sempre se criticando e se preocupando com possíveis erros ou falhas. - Tristeza: se o que você fala para si mesmo é constantemente autodepreciativo e pessimista, o sentimento de desesperança e desmotivação se tornam presentes, podendo atrapalhar sua visão de futuro e contribuindo para um sentimento de desesperança.
- Auto sabotagem: acreditar que não irá conseguir e que certamente falhará pode levá-lo a
desistir facilmente de seus objetivos e projetos, mesmo que tenha capacidade de realiza-los. - Relacionamentos: o diálogo interno negativo pode afetar no interagir com os outros. Se você fala para si mesmo que é desinteressante, que não vai conseguir, que não é bom o suficiente, a tendência em se isolar e ter dificuldade na comunicação podem ocorrer, reforçando assim a ideia negativa já presente.
Esses são alguns dos problemas causados pelo diálogo interno negativo. A ideia não é ter uma imagem perfeita de si, mas sim, uma imagem justa, com consciência de suas qualidades e potencialidades, tentando desafiar e questionar os conteúdos negativos que se tem sobre si e que podem travar sua vida e suas conquistas.
O que você tem dito para você mesmo?