Como você se relaciona com seu dinheiro?
“Dinheiro não traz felicidade”. Quem nunca ouviu falar nesse ditado?
É controversa a discussão do impacto que a condição financeira gera em nossas emoções.
Assim como podemos considerar que dinheiro não garante felicidade, também é inegável que a falta de dinheiro é motivadora de angústia e sofrimento. Que as limitações que a falta de dinheiro impõe, podem ser emocionalmente perturbadoras e gatilhos para transtornos psicológicos.
Estabelecer solidez financeira é necessário para se obter a sensação de felicidade. Entretanto, se a felicidade é associada restritamente a quantidade de bens, ao acúmulo de patrimônio e objetos adquiridos, facilmente esse comportamento se banaliza e os sentimentos resultantes são tédio, ansiedade, angústia, que podem gerar doenças como depressão, transtorno de ansiedade generalizada ou desencadear outros transtornos psiquiátricos.
Considera-se importante ressaltar que dinheiro, emprego, viagens, formação, casamento ou filhos, não trazem felicidade. A felicidade está em viver uma vida que tenha sentido, equilíbrio e propósito. Em saber quem você é, e todos os dias tomar decisões condizentes com o que você acredita.