Qual a relação entre emoções e cognição?
Emoções como alegria, raiva, medo e tristeza são indicativos da presença de algo importante acontecendo naquele momento. E essas emoções causa alterações fisiológicas no nosso organismo, por exemplo, o medo causa dilatação da pupila, alteração nos batimentos cardíacos, nojo pode causar náuseas e etc. E logo após essas alterações fisiológicas o organismo precisa mobilizar recursos cognitivos como atenção, percepção, resolução de problemas etc. para gerar um respostas.
Seres humanos são os único seres que reconhecem cognitivamente as próprias emoções, ou seja, são capazes de pensar a respeito delas, os demais seres vivos não têm essa capacidade de perceber-se emocionalmente, portanto não existe a consciência emocional. Por isso a neurociência tem mostrado que processos cognitivos e emocionais estão profundamente entrelaçados no funcionamento do cérebro, e as emoções têm enorme influência para seleção de comportamentos mais adequados, inclusive para sobrevivência, como nos primórdios do ser humano o medo de um leão o fazia escolher o melhor comportamento para garantir a própria sobrevivência.
Exemplos mais próximos de nossa realidade de como as emoções e a cognição estão interligadas são memória e motivação. São as emoções que controlam os processos motivacionais. A motivação é resultando de uma atividade cerebral que processa as informações vindas do meio interno (fome, dor, etc) e do meio externo (oportunidades e ameaças) e determina o comportamento a ser realizado dependendo do contexto, entretanto a motivação envolve um processo de aprendizagem e geralmente mais de uma alternativa comportamental está disponível. O comportamento motivado é direcionado a um objetivo e iremos selecionar aqueles que foram bem sucedidos anteriormente (aprendizado) com o objetivo de termos as mesmas sensações e emoções que tivemos antes.
Umas das principais estruturas cerebrais relacionadas com as emoções, como a amígdala ou o sistema límbico de modo geral, estão diretamente ligadas (ou até mesmo fazem parte) das mesmas estruturas responsáveis pela consolidação de memórias. Por isso lembramos com mais facilidade de situação que nos geraram fortes emoções. Por isso o uso de humor e mobilização de emoções em sala de aula auxiliam no aprendizado de estudantes.
Entretanto é importante lembrar que as emoções podem, por outro lado, serem prejudiciais para a cognição. Por exemplo, ansiedade prolongada pode afetar diretamente a aprendizagem. Portanto, não importa qual a qualidade das emoções e sentimentos em questão, é necessário estar atento a elas pois podem afetar o desempenho funcional ou profissional de cada um.