Transtorno de Personalidade Narcisista
Na semana passada começamos a abordar o grupo B de transtornos de personalidade, no qual se incluem os indivíduos que tendem a ser mais impulsivos e com comportamentos mais instáveis e erráticos.
O primeiro a ser abordado foi o transtorno de personalidade antissocial, caracterizado pela dificuldade de se adequar às leis e regras sociais, com frequente envolvimento em brigas, roubos, mentiras recorrentes e comportamentos manipulativos.
Hoje conversaremos sobre o transtorno de personalidade narcisista, cuja principal característica é um senso elevado de grandiosidade para si mesmo. Ou seja, são pessoas que tendem a dar um grande valor a si mesmas, elevada importância, exagerando suas próprias conquistas, características e talentos. Portanto, tendem a se considerar especiais, únicas e merecedoras de privilégios.
Consequentemente, costumam se considerar portadores de “direitos”, esperando ser de alguma forma favorecidos. Tendem a trazer preocupação com sucesso, fama, poder, beleza e força, geralmente em patamares idealizados.
Por outro lado, se veem isentos de deveres para com os outros e comumente se mostram manipuladores e exploradores nas relações, tirando o máximo de vantagem que conseguem para proveito próprio e demonstrando baixa empatia.
Trazem um forte desejo em serem admirados e necessidade em serem reconhecidos, frequentemente demonstrando posturas arrogantes. Todavia, esse invólucro na verdade tende a ocultar uma fragilidade, uma autoestima baixa e uma vulnerabilidade em ser criticado. Por isso, é usual tais pessoas apresentarem episódios de raiva ao serem avaliadas negativamente. Além do mais, costumam ter dificuldades para lidar com críticas, abandono ou rejeição.
Na próxima semana continuaremos a discussão sobre o grupo B.
Grupo A – indivíduos que tendem a ser mais excêntricos e com pouco contato social
- Esquizotípico
- Esquizoide
- Paranoide
Grupo B – indivíduos que tendem a ser mais impulsivos e com comportamentos mais instáveis e erráticos
- Narcisista
- Borderline
- Histriônico
- Antissocial
Grupo C – indivíduos que tendem a ter maior necessidade de controle das relações e do ambiente, com ansiedade mais elevada
- Obsessivo-compulsivo
- Dependente
- Evitativo
BIBLIOGRAFIA
Sadock, B; Sadock, V; Ruiz, P. Compêndio de Psiquiatria – Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica. 11ª edição. Porto Alegre : Artmed, 2017. Capítulo 22 – Trantornos de Personalidade. Pp. 742-762.
Tavares, H; Ferraz, RB; Bottura, HML. Capítulo 29 – Transtornos de Personalidade. In: Forlenza, OV; Miguel, EC (ed). Compêndio de Clínica Psiquiátrica. Barueri, SP : Manole, 2012. Pp. 511-526.
2 Comments
Anete Mancini
Obrigada!!!
Samara Lima Roque de Souza Pinto
Estou amando o conteúdo! Muito obrigada